Repórter é libertado na Turquia após 4 meses


Por Claudia Sanches

08/01/2016


freerason

O repórter foi preso sob acusação de terrorismo, na Turquia (Foto: Reprodução)

O jornalista da VICE News Mohammed Ismael Rasool foi libertado sob fiança na Turquia, depois de passar mais de quatro meses preso por acusações de terrorismo. Rasool foi detido junto com dois colegas do canal em 27 do agosto do ano passado e mandado para uma prisão de segurança máxima.

Um documento divulgado por um tribunal de Diarbaquir afirma que nenhum pagamento de fiança foi feito ainda, que Rasool foi detido “como medida de proteção” e que ele não pode deixar o país. Ele também precisa se apresentar duas vezes por semana a uma delegacia perto de onde mora.

Rasool, Jake Hanrahan e Philip Pendlebury estavam no sudeste da Turquia cobrindo os confrontos entre a polícia e membros jovens do Partido Trabalhista Curdo (PKK), proibido no país, quando foram presos por autoridades turcas que os acusaram de “trabalhar em nome de uma organização terrorista”.

Organizações de direitos humanos e liberdade de imprensa de todo o mundo exigiram a libertação dos profissionais. Depois de uma apelação, os britânicos Hanrahan e Pendlebury foram libertados no dia 3 de setembro, mas Rasool, que é iraquiano, continuou preso. A VICE News é um grupo canadense de notícias com foco em jornalismo investigativo.

A declaração da VICE News sobre a libertação de Rasool:

Hoje, a VICE News tem o prazer de confirmar que nosso repórter, Mohammed Rasool, foi libertado sob fiança depois de ficar 131 dias numa prisão turca.

Junto com seus colegas jornalistas Phil Pendlebury e Jake Hanrahan, Rasool foi preso pela polícia turca em 27 de agosto de 2015, enquanto cobria uma matéria na região para a VICE News.

Pendlebury e Hanrahan foram soltos depois de 11 dias, mas Rasool continuou detido por mais de quatro meses, acusado de “ajudar uma organização terrorista”.

Rasool espera agora reencontrar sua família, amigos e colegas, que pedem que sua privacidade seja respeitada neste momento.

Com informações da VICE News