Reportagem sobre a ONU dá prêmio de US$ 50 mil


10/06/2011


Jornalistas de todo o mundo estão sendo convidados pela Associação de Correspondentes das Nações Unidas (UNCA Awards, na sigla em inglês) para participarem da 16ª edição da premiação das melhores reportagens da cobertura sobre a ONU, suas agências e operações de campo.
 
 
Serão aceitas matérias de mídia impressa e eletrônica, sendo que os trabalhos só poderão ser inscritos se tiverem sido realizados entre agosto de 2010 e julho de 2011. O prazo final do envio das reportagens é 15 de agosto de 2011.
 
 
A premiação é dividida em quatro categorias: o Prêmio Elizabeth Neuffer Memorial, para a melhor matéria escrita, incluindo mídia online; o Prêmio Ricardo Ortega Memorial, para trabalhos de televisão e rádio: o Prêmio Prince Albert II of Monaco Foundation, que vale para a inscrição em qualquer categoria com a melhor cobertura sobre aspecto humanitário ou de desenvolvimento do trabalho da ONU.
 
 
Os vencedores de cada categoria ganharão US$ 10 mil e receberão prêmio pelas mãos do Secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, em uma cerimônia que será realizada no dia 14 de dezembro, em Nova York.
 
 
O critério de avaliação do júri terá como base o impacto, a percepção e a originalidade dos trabalhos, além de levar em conta “a coragem e a assiduidade do jornalista”.
 
 
As reportagens que não tiverem sido produzidas em alguns dos idiomas oficiais da ONU devem ser traduzidas para o inglês ou francês. Já os vídeos deverão ser apresentados em DVD ou VHS (preferencialmente NTSC). As reportagens de TV e rádio terão que ser acompanhadas de uma transcrição escrita no ato da inscrição.
 
 
Para maiores informações sobre o prêmio e fazer o download da ficha de inscrição acessar a página da UNCA no endereço http://cms.unca.com/content/view/89/10/.