Reinventar focará mercado de assessoria de imprensa


25/07/2016


imagem

As profundas transformações que atingiram o universo do jornalismo nas duas últimas décadas – principalmente após a popularização da internet – não sacudiram apenas as redações de jornais, revistas e emissoras de rádio e TV. O segmento da comunicação empresarial e relações públicas, no qual estão inseridas as assessorias de imprensa, também vem sendo impactado por mudanças. O novo cenário neste segmento será o foco do 13º Encontro Reinventar JornalistasRJ, que acontece na próxima quarta-feira, dia 27 de julho, no auditório da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no Rio de Janeiro.

Com o tema “Do outro lado do balcão: desafios, oportunidades e tendências em Assessoria de Imprensa”, o evento terá as jornalistas Kelly Beltrão (empreendedora e CEO da KB Comunicação) e Renata Jordão (diretora de Atendimento da In Press Porter Novelli) e o empresário Rodrigo Azevedo (fundador e CEO do Portal Comunique-se) como palestrantes. A mediação ficará por conta dos jornalistas Altamir Tojal (SPS Comunicação) e Ricardo Machado (RM Comunicação). A apresentação contará com a jornalista Rosayne Macedo (Jornal O Dia/Tao Comunicação), que também coordena o Reinventar. A entrada é gratuita e as inscrições, limitadas.

Mais sobre o evento

Foi-se o tempo em que as assessorias representavam para o jornalista que atuava em redação um “porto seguro”, com salários mais altos e folgas nos finais de semana. No século 21, a rotina frenética, os prazos apertados e o clima de tensão também estão cada vez mais presentes no ambiente das assessorias.

E as novas exigências da era digital só aumentam os desafios. Como realizar um trabalho de excelência, auxiliando a imprensa e o cliente que quer comunicar bem seu produto ou serviço em um momento em que há pouco espaço nos veículos tradicionais e sobram informações produzidas e lançadas por qualquer um nas redes sociais? O que as empresas já consolidadas na comunicação empresarial estão fazendo para se adaptar aos novos tempos? E para quem quer empreender na área, quais são os desafios?

Novas tecnologias empregadas no exercício da profissão também serão discutidas, como o uso das redes sociais e aplicativos de celular, além de disparadores de releases, como o Dino – Divulgador de Notícias, nova ferramenta desenvolvida pelo Comunique-se.

Conheça os perfis dos palestrantes

KELLY BELTRÃO é jornalista com 15 anos de experiência no mercado e pós-graduação em Gestão da Comunicação nas Organizações. Já atuou na TV Brasília, TV Brasil, Agência do Rádio Brasileiro, Ministério da Saúde, Ministério da Agricultura e atualmente é CEO da KB Comunicação. Ministra curso de assessoria de imprensa estratégica. Já capacitou mais de 140 jornalistas. Captou 75 clientes em três anos e meio de empresa.

RENATA JORDÃO é formada em Jornalismo pela PUC-RJ, com curso de Radio/TV na Butler University (Indianapolis-EUA). Com mais de 20 anos de experiência em PR e Assessoria de Imprensa, atuou em diferentes segmentos como Cultura, Consumo, Corporativo, Saúde e Entretenimento.
Atuando no Grupo In Press de 1997, trabalhou antes na assessoria de imprensa da Fundação Roberto Marinho. Tem forte experiência em Comunicação de Eventos, tendo coordenado, entre outras, as ações de comunicação do Humanidade 2012, projeto realizado no Forte de Copacabana em paralelo à Rio + 20, com mais de 300 mil visitantes e 500 jornalistas cadastrados. Foi também responsável por todas as ações de imprensa de 15 shows do cantor Paul McCartney no Brasil. Em 2016, esteve à frente da equipe de comunicação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, evento que reuniu 3 milhões de pessoas.

RODRIGO AZEVEDO Formado em Tecnologia da Informação, com MBA em Marketing e extensão em empreendedorismo pela Babson Collage, Rodrigo Azevedo foi vencedor dos Prêmios Empreendor do Novo Brasil, promovido pela Revista Você S/A e Empreendedor do Ano, promovido pela Ernst&Young, além de possuir selo de Empreendedor Endeavor, organização que fomenta empreendedorismo de alto impacto em nível global. Ele vem dedicando sua vida profissional ao desenvolvimento do setor de comunicação corporativa no Brasil. Em 2001 lançou o Portal Comunique-se, maior veículo sobre jornalismo e comunicação do país. Em 2003 realizou a primeira edição do Prêmio Comunique-se, hoje considerado o Oscar do jornalismo. Em 2005 lançou a Comunique-se Digital, divisão de tecnologia focada em soluções para assessorias de imprensa e departamentos de comunicação. Em 2009 lançou a RIWeb, hoje principal provedor de tecnologia e serviços para relações com investidores, com mais de 100 cias abertas como cliente. Em 2013 lançou a SuaTV, solução inovadora para TV Corporativa e murais digitais. E mais recentemente, em 2015, lançou o DINO – Divulgador de Notícias, primeiro serviço de wire brasileiro, voltado para distribuição de notícias corporativas do Brasil.

Sobre o Reinventar JornalistasRJ

Jornalistas reunidos para incentivar nos colegas a busca por novos rumos na carreira, sem deixar de lado a sua essência. Isso é o Reinventar JornalistasRJ, responsável por esses encontros quinzenais na ABI. O movimento surgiu em outubro de 2015, logo após a onda de demissões que varreu grandes redações de jornais impressos no Rio de Janeiro.  Os 12 encontros já organizados reuniram mais de mil profissionais e 50 palestrantes – a maioria jornalistas-empreendedores que são casos de sucesso.

“A Rede Reinventar vem se fortalecendo como importante farol na busca de saídas viáveis, pelas vias do empreendedorismo e da colaboração, para aqueles que desejam buscar novos rumos nestes tempos difíceis, diante do recrudescimento da crise no jornalismo com a crise econômica e política. Estamos fazendo história no novo mercado de jornalismo e da comunicação”, explica a jornalista Rosayne Macedo.

A ideia surgiu dentro do grupo JornalistasRJ, comunidade criada por ela há quase seis anos no Facebook e que reúne, atualmente, mais de 10 mil perfis. O Reinventar ganhou corpo e passou a contar com uma fanpage (reinventar.jornalistasrj), canais no Twitter, Youtube e Instagram, um grupo no Whatsapp e subgrupos temáticos de trabalho.

Além dos 12 encontros já realizados  – 10 deles na ABI -, a rede promove encontros de networking, como o Quintal da Pauta e o Arraiá do Reinventá, no Quintal do Jazz; o Pauta S/A, no Rock Experience (bar temático da jornalista Érica Ribeiro, na Lapa) e reuniões informais no Café & Pauta (da também jornalista Graça Duarte). Um grupo de voluntários reunidos no projeto Repórteres do Bem, criado pela rede, também passou a realizar visitas mensais a instituições beneficentes.

Serviço

O evento acontece das 9h às 13h, com credenciamento e cafezinho de boas vindas a partir das 8h30. A organização do evento, a cargo de jornalistas voluntários que integram a Rede Reinventar, solicita colaborações dos participantes para o café compartilhado e também doações de leite em pó para o projeto Repórteres do Bem.

As inscrições são gratuitas e limitadas, voltadas para profissionais de jornalismo e outras áreas da comunicação. São emitidos certificados de participação, com a chancela ABI/Reinventar.  Os interessados devem confirmar presença no mural do evento no Facebook – https://www.facebook.com/events/1078269332252447/?active_tab=highlights – e preencher a ficha de inscrição em http://goo.gl/forms/4yZU35n04rq18nRK2.

Informações:

https://www.facebook.com/reinventar.jornalistasrj/

Assessoria de Imprensa: ascom.jornalistasrj@gmail.com