Encontro no Rio desafia jornalistas ao empreender


Por Claudia Sanches

03/12/2015


reinventarimagem2

Muitos jornalistas profissionais estão empreendendo no jornalismo e na comunicação, como alternativa de sobrevivência ou mesmo por oportunidade de negócio. Outros optam por abrir seu próprio negócio a partir de novas habilidades e paixões.

O terceiro encontro da série Reinventar do Grupo JornalistasRJ, do Facebook, com o apoio da Associação Brasileira de Imprensa, destaca o empreendedorismo como importante ferramenta de reinvenção desses profissionais.

O evento acontece no auditório do Sebrae-RJ, na sexta-feira (4/12), das 9h às 12h, e marca o fim da primeira fase do projeto que busca revolucionar a atuação dos jornalistas, com a identificação de novas oportunidades de trabalho e realização profissional. Mais que a partilha de experiência com jornalistas que se reinventaram, o próximo encontro marca a nova fase que busca enfatizar a capacitação para o empreendedorismo, visando principalmente preparar os profissionais de comunicação recém demitidos.

Maria das Graças Cruz da Silva Guedes, consultora do Sebrae-RJ, vai orientar os participantes sobre a formatação do plano de negócios, fatores que podem promover o sucesso da própria empresa e as diferenças de enquadramento dos MEI (Microempreendedores Individuais) e MPE (Micro e Pequena Empresa).

Com apoio da ABI, o evento será aberto com o painel  “Jornalistas que nos Inspiram”, que terá a participação de Ivan Accioly, sócio fundador da IAA Comunicação; do jornalista e blogueiro Clarimundo Flores, que transformou a paixão pela cerveja na sua rotina profissional, e Gabriela Temer, que além de escrever, registra imagens incríveis de paisagens e a riqueza de detalhes da gastronomia. O 3º Encontro Reinventar do grupo JornalistasRJ é gratuito e as vagas são limitadas.

O público-alvo são os profissionais da área, especialmente os que foram demitidos e estão em busca de se reposicionar no mercado. Para se inscrever, basta enviar os dados pela página e confirmar a participação no grupo. No dia do evento estarão sendo arrecadados brinquedos e roupas novas para o Natal Solidário da Clínica da Alegria que visita hospitais, asilos, creches e outras instituições beneficentes no Rio, Niterói e Região Metropolitana.

No dia do evento estarão sendo arrecadados brinquedos e roupas novas para o Natal Solidário da Clínica da Alegria que visita hospitais, asilos, creches e outras instituições beneficentes no Rio, Niterói e Região Metropolitana. O encontro tem apoio dos grupos Coaching e Jornalistas Empreendedores, do Facebook, além da Abracoaching e Café & Pauta.

Para se inscrever, basta enviar os dados pela página http://3-reinventar-jornalistasrj.oevento.com/ e confirmar a participação no grupo http://goo.gl/4MR2Bz.

O Auditório do Sebrae fica na Rua Santa Luzia, 685,  9º andar, Centro-RJ.