Rede nacional de proteção de jornalistas e comunicadores é lançada


30/08/2021


A Artigo19 e o Instituto Vladimir Herzog lançam no dia 31 de agosto de 2021 a Rede Nacional de Proteção de Jornalistas e Comunicadores cujo objetivo é combater as violações à liberdade de expressão e acolher denúncias de ataques e de ameaças a jornalistas, comunicadoras e comunicadores em todo Brasil.

O lançamento online transmitido pelo YouTube do Instituto Vladimir Herzog irá abordar o processo de institucionalização dos ataques à imprensa no país. O debate contará com a participação das jornalistas Semayat Oliveira, co-fundadora e co-diretora do Nós, Mulheres da Periferia; Bianca Santana, diretora-executiva da Casa Sueli Carneiro, espaço de celebração, formação e memória que homenageia uma das mais importantes pensadoras e ativistas do Brasil; e Kátia Brasil, cofundadora e editora-executiva da Agência Amazônia Real.

Jornalistas e comunicadores poderão realizar suas denúncias no site da Rede que, sempre que viável, serão acompanhadas por profissionais do direito. O canal terá também uma biblioteca com materiais sobre proteção e segurança.

Em breve, a Rede irá realizar oficinas sobre jornalismo, liberdade de expressão e direitos humanos. Estão previstas formações em segurança digital, cobertura de eleições, cobertura de manifestações, legislação vigente no Brasil entre outros temas.

SOBRE A REDE

A Rede é fruto da articulação de dezenas de jornalistas, comunicadores, entidades representativas e coletivos de mídia ligados à defesa da liberdade de expressão, presentes em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.

O nascimento da Rede foi possível graças à dedicação de muitos parceiros e parceiras comprometidos com os direitos humanos no Brasil, em especial a Artigo 19, o Intervozes, o Repórteres sem Fronteirase nossos financiadores.