Rafael Corrêa impetra nova ação contra imprensa


01/04/2011


O Presidente do Equador, Rafael Correa, e membros da Associação Equatoriana de Editores de Jornais discutiram publicamente nesta sexta-feira, dia 1º, sobre a ação impetrada pelo Governo na Justiça contra o jornal El Universo e alguns de seus funcionários, no último dia 22.  
 
Além do jornal, a ação atinge seus diretores e o editor de Opinião, Emilio Palácio, por conta de uma matéria na qual o jornalista afirma que o Presidente equatoriano foi o responsável pelos ataques a tiros a policias rebelados contra o Governo em 2010.
 
Em comunicado, a Associação Equatoriana de Editores de Jornais afirmou que “o Governo ameaça com ações judiciais a liberdade de expressão e tenta complicar o já difícil panorama para o jornalismo independente”.   
Em fevereiro último, o Presidente do Equador acionou na justiça os jornalistas Juan Carlos Calderón e Christian Zurita, que denunciaram os contratos entre o Governo e o irmão de Corrêa.   
   
As entidades Human Rights Watch e Repórteres Sem Fronteiras criticaram Rafael Corrêa e destacaram que os processo movidos por ele contra a imprensa são “perigosos para a liberdade de expressão no país”.
 
*Com informações da Ansa.