Publicação especial nos 130 anos de O Fluminense


25/06/2008


Em comemoração ao seu 130º aniversário, festejado em no dia 8 de maio, O Fluminense, segundo jornal mais antigo do Estado do Rio, lançou uma revista especial, contando sua história em forma de reportagens.

Na publicação, pode-se conferir um pouco da trajetória do jornal até chegar às mãos de Alberto Francisco Torres, em 1954. O jornalista, advogado e político foi responsável pela modernização e construção da sede própria do Fluminense, onde funciona até hoje, na Rua Visconde de Itaboraí, 184.

Criado em 1878, o jornal desempenha, desde então, importante papel no desenvolvimento de Niterói, sempre pautando assuntos de interesse público da sociedade fluminense. Na edição comemorativa, algumas coberturas de fatos que marcaram a cidade e o País são relembradas, como o naufrágio da barca “Sétima”, em 26 de outubro de 1915; o suicídio de Getúlio Vargas, em agosto de 1954; o incêndio criminoso do Gran Circo Norte-americano, que matou mais de 300 pessoas em dezembro de 1961; e a Revolta da Armada, ocorrida em 6 de setembro de 1893, quando o jornal ficou seis meses fora de circulação, devido aos bombardeios que atingiram Niterói.

No dia 15 de março de 1975, foi feita a fusão dos estados do Rio de Janeiro e da Guanabara, a partir de uma lei sancionada pelo então Presidente Ernest Geisel. Na ocasião, O Fluminense comentava o possível esvaziamento de Niterói, no editorial “Fusão sem castigo”, pedindo cautela às autoridades do País: “(…) Desejamos que, dotado o processo de transferência paulatina das sedes dos serviços públicos para o Rio de Janeiro, os governantes estejam atentos ao aspecto econômico, pelos seus profundos reflexos sociais e políticos (…)”.

Alguns profissionais que tiveram importante passagem pelo jornal também são lembrados na edição, como Alarico Afonso Brandão Maciel, Guilherme Cristino Raoux Briggs, Luís Henrique Xavier de Azeredo, Luís Leopoldo Fernandes Pinheiro Jr., Miguel Maria Jardim e Prudêncio Luís Ferreira Travassos.