PSOL lança revista Socialismo e Liberdade


07/07/2009


Socialismo e Liberdade é o título da revista criada pela Fundação Lauro Campos, com objetivo de difundir idéias que vão de encontro ao pensamento único veiculado pela mídia, conforme assinalado no editorial de apresentação de seu primeiro volume. A publicação tem periodicidade trimestral e tiragem de dois mil exemplares.

Vinculada ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), a revista traz uma seleção de artigos assinados por importantes nomes de diferentes correntes da esquerda nacional e internacional. Segundo o jornalista Milton Temer, Presidente da Fundação Lauro Campos e editor da revista, o projeto surgiu a partir da necessidade de se discutir conceitos e propostas formuladas pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) com militantes e a população de maneira geral, já que muitas das idéias defendidas pelo partido não encontram difusão nos meios de comunicação tradicionais: 

— Basta ver que, embora a Heloísa Helena (ex-senadora e Presidente Nacional do PSOL) tenha aparecido em algumas pesquisas de intenção de voto para a Presidência da República acima de Serra e Dilma, ela não aparece na mídia, a não ser em alguma matéria que fale mal dela. É por isso que nós precisamos de um canal de comunicação eficaz.

Milton Temer explicou que todos os partidos políticos são obrigados a ter uma Fundação que destine parte de seu fundo participativo para a difusão de idéias e promoção de debates a nível nacional:
— Mas não são todos que fazem isso, pois para alguns partidos não interessa debater questões das quais tiram proveito.

Edições

Lançada dias antes do Fórum Social Mundial de Belém, ocorrido em janeiro deste ano, a primeira edição de Socialismo e Liberdade apresenta 21 artigos divididos nas seções Ecologia, Filosofia e Questões Teóricas, Internacional, Economia, Educação, Estudantes, Eleições, Política, Questões Ideológicas, Questões Sociais, e Socialismo; além de uma reportagem sobre o seminário internacional “Auditoria da dívida na América Latina”, que reuniu representantes de entidades do continente para difundir a Auditoria Integral da Dívida Externa e Interna (Caic), realizada pelo Governo do Equador.

Os textos do primeiro volume são assinados por Leandro Konder, Michael Löwy, Carlos Nelson Coutinho, Reinaldo Gonçalves, Milton Temer, Luiz Filqueiras, Fábio Bueno, Francisco De Filippo, Paulo Passarinho, Afrânio Boppré, François Chesnais, Eric Toussaint, Luiz Araújo, Haldor Homar, Léo Lince, Edilson Silva, Sérgio Granja, Ricardo Antunes, Marcelo Freixo e Lázzaro Barredo Medina.

Já a segunda edição, publicada em maio, além de trazer uma entrevista com Carlos Nelson Coutinho, intitulada “Reformas geram Revolução?”, apresenta artigos de Sergio Granja, Leandro Konder, Mauro Luis Iasi, Valério Arcary, Ricardo Antunes, Gilberto Maringoni, Roberto Robaina, Paulo Henrique Costa Mattos, Reinaldo Gonçalves, Milton Temer, Denise Lobato Gentil, Luciana Genro, Chico Alencar, Ivan Valente e Eduardo Alves.

Distribuída nos diretórios regionais do PSOL, a revista Socialismo e Liberdade também pode ser lida pela internet, no site www.socialismo.org.br:
— Tão logo a gente lance o próximo volume, o anterior estará disponível na rede — diz Milton Temer.