Procurador geral da Alemanha é afastado após acusar jornalistas de traição


Por Cláudia Souza*

06/08/2015


Harald Ranged Harald Ranged foi afastado da Promotoria Geral da Alemanha nesta terça-feira, 4

Harald Ranged foi afastado da Promotoria Geral da Alemanha nesta terça-feira, 4

 

Harald Range deixou o cargo nesta terça-feira, dia 4, atendendo ao pedido  do ministro da Justiça, Heiko Maas, com apoio da chanceler Angela Merkel. Range iniciou investigação sobre Andre Meister e Markus Beckedahl alegando que teriam publicado matérias sobre interesse do governo em vigilância online.

Após acusar os jornalistas  Andre Meister e Markus Beckedahl, do site Netzpolitik, de traição e gerar um debate sobre liberdade de expressão no país, o procurador-geral Harald Range foi afastado do cargo nesta terça-feira, dia 4, pelo ministro da Justiça Heiko Maas.

Range iniciou investigação sobre Andre Meister e Markus Beckedahl alegando que teriam publicado duas matérias, em fevereiro e abril do corrente ano, relacionadas a documentos sigilosos sobre o provável interesse do governo alemão em ampliar a vigilância interna através da internet.

— A confiança do governo no trabalho do promotor está rompida de forma irreparável, afirmou Maas. A chanceler Angela Merkel apoiou o afastamento do procurador, que  afirmou que a posição do governo alemão em relação ao caso “contrariou de forma intolerável a independência do judiciário.”

Em entrevista à emissora ARD, Markus Beckedahl disse que não imaginava que jornalismo investigativo na Alemanha “poderia dar cadeia”, e que as declarações do promotor afastado sugerem que o site voltará a ser investigado.

No último sábado, dia 1º,  mais de mil pessoas participaram de um protesto nas ruas da capital Berlim em defesa da liberdade de expressão e contra a decisão da Procuradoria Geral da Alemanha de investigar Andre Meister e Markus Beckedahl.

*Fonte: agências internacionais