Presidente Lula assina artigo no JB Online


01/09/2010


A primeira edição cem por cento online do Jornal do Brasil, inaugurada nesta quarta-feira, 1º de setembro, traz um artigo assinado pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, intitulado “JB: um novo desafio para um jornal desbravador”, no qual ele opina sobre os caminhos que o veículo deve seguir para enfrentar o desafio da migração para a plataforma digital.
 
No texto ele afirma que “o grande segredo dessa aventura (versão digital) é encontrar a fórmula de financiamento adequada ao novo empreendimento e, ao mesmo tempo, estabelecer um vínculo de cumplicidade participativa dos leitores, consolidando uma relação de confiança e fidelidade”, destaca o Presidente.
 
Em um dos trechos do artigo, o Presidente da República diz que torce para que o Jornal do Brasil  “volte a ser uma publicação de referência mundial e de grande destaque na formação da opinião pública brasileira”. Mas prevê que em seu novo formato o veículo deva encontrar algumas dificuldades “para equilibrar agilidade e portabilidade das novas mídias digitais com a organização e ordenação hierárquica das informações”, afirma Luiz Inácio Lula da Silva.

O Presidente considera que depois de encerrar uma prodigiosa trajetória centenária como mídia impressa o Jornal do Brasil inaugura o que ele considera uma “fase de ousadia”, como um novo modelo de negócios, “voltado para uma nova era da tecnologia e do conhecimento”.
 
Na opinião do Presidente Lula, o que o Brasil precisa é de bons jornais: “O importante é que tenham qualidade e estejam comprometidos em levar a seus leitores boa informação e debate de ideias qualificado”.
 
A seguir, a íntegra do artigo:

“JB: Um novo desafio para um jornal desbravador

Em mais de um século de existência, o Jornal do Brasil foi marcado por um histórico de inovações. Com poucos anos de fundação, teve a ousadia de lançar uma proposta editorial voltada para as reivindicações populares. Nos anos 1950, revolucionou a imprensa brasileira, com uma reforma editorial e gráfica que estabeleceu um novo paradigma, dando novos rumos a todos os jornais da época. Nos anos 1970, foi pioneiro na cobertura cotidiana do movimento sindical e das greves dos metalúrgicos do ABC paulista. E eu fui testemunha disso. Na última década do século passado, foi o primeiro jornal do país a publicar notícias na internet.

A partir de hoje, o JB inicia uma nova fase de ousadia. Torna-se o primeiro dos tradicionais periódicos brasileiros a abdicar da distribuição do jornal impresso. Continuará sendo publicado em formato digital, com noticiário acessível na internet mediante assinatura paga. Trata-se de um novo modelo de negócios, voltado para uma nova era da tecnologia e do conhecimento.

Como desbravador de um terreno ainda desconhecido pela imprensa brasileira, o Jornal do Brasil terá um imenso desafio pela frente: encontrar um formato que equilibre a agilidade e portabilidade das novas mídias digitais com a organização e ordenação hierárquica das informações e acontecimentos a serem compartilhados pelos cidadãos em suas relações sociais. Um formato que possa, simultaneamente, beneficiar-se de um custo de produção menor, mas que seja capaz de manter e superar o patamar de qualidade e credibilidade dos concorrentes impressos.

 
O grande segredo dessa aventura é encontrar a fórmula de financiamento adequada ao novo empreendimento e, ao mesmo tempo, estabelecer um vínculo de cumplicidade participativa dos leitores, consolidando uma relação de confiança e fidelidade.

O jornalismo impresso está vivendo um momento de grande incerteza no mundo inteiro. Essa experiência estará sendo observada com muita atenção não só por acadêmicos, mas por proprietários e jornalistas de inúmeras publicações tradicionais do país e do exterior. Torço profundamente para que o Jornal do Brasil consiga encontrar o seu caminho e volte a ser uma publicação de referência mundial e de grande destaque na formação da opinião pública brasileira.

O Brasil precisa de bons jornais. Não importa se impressos ou em plataformas eletrônicas. O importante é que tenham qualidade e estejam comprometidos em levar a seus leitores boa informação e debate de ideias qualificado.

Luiz Inácio Lula da Silva, Presidente da República”