Prêmios Embratel e Esso divulgam finalistas de 2009


23/10/2009


A comissão organizadora do 11º Prêmio Imprensa Embratel anunciou nesta sexta-feira, 23, a relação dos 52 trabalhos finalistas que concorrem em 17 categorias, além do Grande Prêmio Barbosa Lima Sobrinho para o melhor trabalho. Os vencedores serão conhecidos no dia 11 de novembro, em cerimônia a ser realizada na casa de espetáculos Canecão, no Rio de Janeiro.

A edição 2009 recebeu 1.219 inscrições de todo o País, sendo 956 nacionais e 263 regionais. Em relação ao ano de 2008, nos trabalhos nacionais foi observado um crescimento de 32% das reportagens investigativas, 18% nas de TV, e 17% em rádio.

O processo de avaliação considerou a relevância nacional e/ou regional do assunto abordado, a extensão da matéria, a qualidade da edição, o esforço de reportagem, a repercussão e os resultados obtidos após a publicação.

A 11ª edição do Prêmio Imprensa Embratel vai distribuir R$ 166 mil em prêmios. A relação dos finalistas pode ser acessada no site www.embratel.com.br.

Prêmio Esso

Os finalistas do Prêmio Esso de Jornalismo 2009 também foram divulgados nesta sexta-feira, 23. Os 38 indicados concorrem à premiação em 11 categorias de mídia impressa, ao Prêmio Esso de Telejornalismo e ao prêmio principal, que possui o nome do programa.

Os vencedores serão conhecidos no dia 8 de dezembro, em cerimônia a ser realizada no Hotel Copacabana Palace, no Rio.

Ao todo, 25 jornalistas, avaliaram um total de 1.091 reportagens, fotografias e criações gráficas, para selecionar 35 trabalhos finalistas. Outros sete jurados que integraram as duas comissões de mídia eletrônica indicaram os três finalistas ao Prêmio Esso de Telejornalismo, após o exame de 121 trabalhos. Somando os 4 trabalhos inscritos em Prêmio de Melhor Contribuição à Imprensa, o Prêmio Esso 2009 totalizou 1.212 inscrições.

Uma Comissão de Premiação apontará os vencedores das categorias de mídia impressa. O grupo de jornalistas que selecionou os trabalhos finalistas também será responsável pela escolha do vencedor do Prêmio Esso de Telejornalismo. Já o Prêmio Esso de Fotografia será eleito na internet por 50 jurados.

A relação dos trabalhos finalistas pode ser acessada no site www.premioesso.com.br.