Prêmio Vladimir Herzog será entregue na terça-feira (25)


24/10/2022


A cerimônia de entrega do 44º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos será realizada na terça-feira, 25 de outubro, às 20h, no Tucarena, em São Paulo. A cerimônia, aberta ao público, acontece após a 11ª Roda de Conversa com os vencedores, das 14h às 17h. A iniciativa permite que jornalistas compartilhem os bastidores e o processo de construção das matérias premiadas com o público. O bate-papo é mediado pelos jornalistas Angelina Nunes, Sergio Gomes e Aldo Quiroga, com transmissão ao vivo pela TV PUC-SP no link www.tvpuc.com.br. Neste ano foram inscritos 528 trabalhos que competiram em sete categorias: Arte (ilustrações, charges, cartuns, caricaturas e quadrinhos), Fotografia, Áudio, Vídeo,Texto, Multimídia e Livro-reportagem.

Confira aqui as produções premiadas

Homenagens

As jornalistas Kátia Brasil e Elaíze Farias, criadoras do portal de notícias Amazônia
Real, e o médico Dráuzio Varella recebem o troféu símbolo do Prêmio – a meia lua recortada com a silhueta de Vlado Herzog, uma criação do jornalista, artista plástico e designer Elifas Andreato, falecido em março deste ano.

Kátia e Elaíze serão homenageadas pela destacada trajetória no jornalismo defensor das causas amazônicas e nas quais o Amazônia Real é o maior porta-voz. Esta luta promovida por elas e pela valorosa equipe de profissionais que ali atua revigora o papel dos Direitos Humanos no Brasil.

A homenagem a Drauzio Varella é o reconhecimento de uma das maiores referências do país sobre popularização do conhecimento no campo da saúde. Porta-voz de uma geração, sua conduta profissional e pessoal nos ensina a observar, de forma crítica, a lógica do sistema prisional brasileiro e os desafios envolvidos na construção de políticas para a população privada de liberdade, tão fundamentais para a defesa dos Direitos Humanos no Brasil.

O repórter britânico Dom Phillips será homenageado in memoriam pela trajetória marcante no jornalismo em defesa do meio ambiente, na preservação da floresta amazônica e de seus povos. Assassinado em pleno exercício de suas atividades jornalísticas, tornou-se mais um ícone da resistência. Honrar a vida profissional e pessoal de Dom passou a ser compromisso público dos que atuam com Direitos Humanos.

Em caráter excepcional, os organizadores do Prêmio também decidiram oferecer uma homenagem aos profissionais que fazem e defendem a comunicação pública no Brasil. O Prêmio Especial Vladimir Herzog de Contribuição ao Jornalismo será dedicado aos trabalhadores da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) pela resistência na defesa da comunicação pública.

O Prêmio Vladimir Herzog é promovido e organizado por uma comissão constituída pelas seguintes instituições: Associação Brasileira de Imprensa (ABI); Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ); Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP); Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI); Sociedade Brasileira dos Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom); Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP); Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo; Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo; Conectas Direitos Humanos; Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Nacional); Ordem dos Advogados do Brasil – Secção São Paulo (OAB-SP), Periferia em Movimento e Instituto Vladimir Herzog (IVH).

Um arco de alianças formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), Tuca -Teatro da PUC, TV PUC, Canal Universitário de São Paulo (CNU), União Brasileira de Escritores (UBE) e OBORÉ atua como grupo de parceiros realizadores desta 44º edição.

SAIBA MAIS
44º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos | 2022

Roda de Conversa com os Ganhadores: 25 de outubro, das 14h às 17h, no Tucarena, com transmissão ao vivo pela TV PUC

Solenidade de premiação: 25 de outubro de 2022, terça-feira, das 20h às 21h30, no Tucarena – Rua Monte Alegre, 1024, Perdizes, SP

A cerimônia será transmitida ao vivo pela TV PUC.

Mais informações em www.premiovladimirherzog.org