Prêmio destaca personalidades da educação


04/10/2010


A Comissão de Apuração do Prêmio Personalidade Educacional 2010 — formada por membros da ABI, da Folha Dirigida e da Associação Brasileira de Educação (ABE) — anunciou a escolha dos dez nomes mais votados para receber a premiação. Após a bertyura do envelope, ficou constatado que os agraciados são Bertha do Valle, Celso Niskier, João Pessoa de Albuquerque, Liborni Siqueira, Marília palhares e o padre Josafá Carlos de Siqueira.

 
Entre os mais votados figuram Raymundo Steling Junior, Terezinha Saraiva, Victor Notrica e Wanderley Julio Quêdo, que, por serem indicados ao prêmio pela terceira vez, passarão a integrar em 2011 a Galeria dos Grandes Educadores. A cerimônia de entrega do Prêmio será no dia 21 de outubro, no Jockey Club, no Centro do Rio.
 
 
O Prêmio Personalidade Educacional é uma iniciativa do jornal Folha Dirigida, da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e da
Associação Brasileira de Educação (ABE). Anualmente, elege dez personalidades e três instituições que tenham contribuído decisivamente para o fortalecimento da educação, a cidadania e o desenvolvimentop social do País.

Entre as instituições mais votadas para recer o título figuram a Academia Nacional de Medicina, o Colégio de Aplicação da Uerj (Cap Uerj) e o Instituto Benjamim Constant.
A apuração dos votos aconteceu na sede da Folha Dirigida. O colégio eleitoral — formado por figuras voltadas para a participação social, representativas dos diversos segmentos da sociedade — registrou o recebimento de 1 mil 298 envelopes, num total de 7 mil 788 votos. Conforme determina o regulamento, todos os envelopes foram enviados pelos Correios devidaente lacrados, para que sejam abertos somente pela comissão apuradora.

Como é de praxe a abertura dos envelopes se deu após cuidadosa verificação sobera a autenticidade das cédula, pois somente são considerados os votos válidos efetuados nos documentos originais autenticados.

Para o Presidente da ABI, Maurício Azêdo, a eleição promove uma justa homenagem àqueles que se destacam em uma área estratégica para o País: “Desde a sua criação, o título Personalidade tem exercido forte influência na melhoria da qualidade da educação. Trata-se de uma promoção que tem sido um incomparável incentivo aos professores do País”.

Perfil dos eleitos

Bertha do Valle — Pedagoga, doutora em educação, professora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e especialista em Gestão de Educação. Entre suas preocupações estão a formação dos professores e a qualidade do ensino básico.
 
Celso Niskier — Formado em Engenharia de Sistemas, mestre em Informática em doutor em computação pelo Imperial College de Londres. Reitor da UniCarioca. Foi também vice-presidente do Conselho Deliberativo da Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro, do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) e presidente da Câmara de Educação Superior e Profissional do Conselho Estadual do Educação (CEE-RJ).
 
 
João Pessoa de Albuquerque — Nascido em Campina Grande, na Paraíba, cursou o segundo grau no Colégio Estadual de Santos, em São Paulo, onde iniciou a sua participação política, sendo eleito presidente do grêmio, aos 17 anos. Presidiu a União Nacional dos Estudantes (UNE). É integrante da Associação Brasileira de Educação, onde também ocupou o cargo de presidente.
 
Liborni Siqueira — Desembargador, fundador do Centro Educacional Integrado (CEI), da Associação de Solidariedade à Criança Excepcional (Asce) e da Faculdade de Reabilitação da Asce (Frasce). Tem uma trajetória de luta em defesa da criança carente e excepcional com o objetivo de garantir a elas a educação de qualidade.
 
Marília Palhares — Mineira, formada em Letras Neolatinas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Chegou ao Colégio Teresiano em 1961 onde construiu sua vida como educadora. Participou de todos os momentos de transformação pedagógica da Escola. Foi professora de Português, coordenadora e hoje é diretora da instituição.
 
Padre Josafá Carlos de Siqueira — Reitor da PUC-Rio, é formado em História Natural. Mestre em Teologia pela Unicamp. Ingressou na PUC-Rio em 1986 onde é professor do Departamento de Geografia da Universidade. Em 1982, introduziu a área ambiental na Universidade e em 1989 fundou o Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente (NIMA). É um dos idealizadores da Agenda Ambiental da PUC-Rio, lançada no final do ano passado.
 
Raymundo Stelling Junior — Chanceler Instituto Interamericano de Fomento à Educação Cultura e Ciência (Ifec). Jornalista, doutor em Ciências Empresariais, mestre em Educação, em Artes e em Administração. Também é diretor representante da Uppes no Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro (CEE-RJ).
 
Terezinha Saraiva – Professora e pedagoga, iniciou a carreira como professora primária em uma escola no Morro do Salgueiro, no Rio. Atuou como secretária estadual e municipal de Educação. Foi autora de importantes projetos do Ministério da Educação, como o Operação Escola e o Carta Escolar, na época, adotados em todo país. Membro da Academia Brasileira de Educação (ABE). Foi também membro do Conselho Federal de Educação.

Victor Notrica — Presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Rio de Janeiro (Sinepe-Rio), dirigiu o Instituto Guanabara. É professor de Química e foi eleito Personalidade Educacional em 2001 e em 2004. Tem mais de 50 anos dedicados à educação.

Wanderley Quêdo — Professor de História, é presidente do Sindicado dos Professores do Município do Rio de Janeiro e Região (Sinpro-Rio). Vê no baixo salário o principal desafio para a melhoria da qualidade da educação. Foi Personalidade Educação em 2008 e 2009.
 
Sobre as instituições eleitas 2010
 
Academia Nacional de Medicina — Foi fundada sob o reinado do imperador D. Pedro I, em 30 de junho de 1829. Tem como objetivo contribuir para o estudo, a discussão e o desenvolvimento das práticas da medicina, cirurgia, saúde pública e ciências afins. Atualmente é presidida por Pietro Novellino.
 
CAp-Uerj — Instituição pública com o melhor desempenho no estado do Rio, no Enem 2009, o CAp-Uerj é reconhecido pela qualidade do ensino. É, hoje, o colégio de aplicação da Uerj e, atualmente, está sob a direção do professor Miguel Matias Tavares.
 
Instituto Benjamin Constant — Foi criado pelo Imperador D.Pedro II com o nome de Imperial Instituto dos Meninos Cegos. Atualmente é dirigido pela professora Érica Deslandes e é um Centro de Referência, a nível nacional, para questões da deficiência visual.