Prêmio de Jornalismo Rui Bianchi está com inscrições abertas para estudantes


Por Claudia Sanches

27/07/2015


prêmio Rui bianchi foto 2

Estão abertas, até dia 30 de setembro, as inscrições para o Prêmio de Jornalismo Rui Bianchi.  Podem participar estudantes da área com matérias publicadas sobre pessoas com deficiência, alunos de jornalismo que tenham materiais publicados nos meios de comunicação internos da faculdade com o tema voltado ao universo das pessoas com deficiência.

O prêmio, criado pela Secretaria de Estado dos Diretos da Pessoa com Deficiência, visa valorizar o tema e também provocar uma reflexão maior sobre o papel do jornalista na construção de uma sociedade mais inclusiva.

A ideia é de que os meios de comunicação exercem a função fundamental para que as pessoas com deficiência sejam percebidas, em suas diferentes dimensões sociais e políticas. Somente serão avaliadas matérias que comprovadamente tenham sido veiculadas entre 1º de março de 2015 a 30 de setembro de 2015 em jornais, revistas, sites, programas radiofônicos e/ou televisivos de responsabilidade das faculdades de comunicação social. Serão quatro categorias: Jornalismo Impresso, Telejornalismo, Webjornalismo e Radiojornalismo. Inscrições pelo site http://premiodejornalismo.sedpcd.sp.gov.br.

Rui Bianchi do Nascimento (1949-2001) foi um  ativista do movimento social das pessoas com deficiência. Seu maior desejo era ampliar o acesso das pessoas com deficiência a informações sobre seus direitos civis e humanos. Rui Bianchi era mestre em Ciências da Comunicação, pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo