Prêmio Abdias Nascimento 2012 abre inscrições


10/05/2012


A segunda edição do Prêmio Nacional Abdias Nascimento de Jornalismo foi lançada na manhã desta quinta-feira, dia 10, no auditório do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ), em evento organizado pela Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-Rio) e pelo SJPMRJ. A programação incluiu o lançamento do catálogo da edição 2011 da premiação e o debate “A questão negra e a imprensa no Brasil”, com a participação do jornalista Heraldo Pereira.
 
O prêmio foi criado em 2011 em homenagem ao jornalista e ex-senador Abdias Nascimento, pioneiro na luta pelos direitos dos negros no Brasil, morto no dia 23 de maio de 2011, aos 97 anos.
 
A premiação busca os seguintes objetivos: estimular a produção de conteúdo jornalístico que contribua para a prevenção, combater e eliminar todas as formas de manifestação do racismo e da discriminação racial; incentivar a cobertura sobre medidas de combate às desigualdades raciais em todos os veículos de comunicação (jornal, revista, televisão, rádio e internet) no Brasil; disseminar nas redações a prática de um jornalismo plural com foco na promoção da igualdade racial; valorizar as iniciativas no jornalismo brasileiro que contribuam para a compreensão do racismo como um problema estrutural das desigualdades sociais e econômicas; dar visibilidade às soluções inovadoras para a superação do racismo no país.
 
Mais de 150 trabalhos concorreram no ano de lançamento do prêmio. Para a edição 2012 as inscrições podem ser feitas entre os dias 11 de maio e 31 de julho, nas categorias Mídia Impressa, Televisão, Rádio, Mídia Alternativa ou Comunitária, Fotografia, Internet, e Especial de Gênero. No total, serão distribuídos R$ 35 mil em prêmios aos vencedores.
 
-Anunciamos que o prazo para as inscrições se encerraria no dia 30 de abril, mas decidimos ampliá-lo para que mais jornalistas tenham a oportunidade de produzir reportagens que atendam aos critérios exigidos pelo prêmio, explicou a coordenadora do projeto, Angélica Basthi.
 
 
O Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento é uma iniciativa da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-Rio), do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro, em parceria com as Cojiras de Alagoas, Paraíba, São Paulo, Distrito Federal, e o Núcleo de Jornalistas Afro-Brasileiros do Rio Grande do Sul, vinculados aos respectivos sindicatos de jornalistas locais. Patrocínio da Fundação Ford e da Fundação W. K. Kellogg. 

*Com SJPMRL