Prédio da ABI recebe estudantes da PUC-Rio


21/11/2012


Um marco referencial na arquitetura modernista brasileira. Foi isso que motivou a visita dos estudantes Guilherme Machado e Ana Bárbara Pessoa, do curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Rio, ao Edifício Herbet Moses, sede da ABI, nesta terça-feira, dia 21. Os alunos percorreram os vários pavimentos do edifício registrando as principais inovações implementadas pelos arquitetos Marcelo e Milton Roberto, na década de 1930.
 
“Estamos pesquisando sobre o prédio e o que mais nos chamou a atenção foi uma série de características peculiares dessa construção, como o teto-jardim, que infelizmente não existe mais, e a fachada livre”, comentou Ana Bárbara, que afirmou que a visita vai dar subsídios à produção de um trabalho acadêmico para a disciplina de História da Arquitetura no Brasil.
 
Ana Bárbara destacou ainda o emprego pioneiro no Brasil do brise-soleil, estruturas de concreto na fachada de prédio que impedem a incidência direta de sol, mas permitem a circulação de ar.
 
“Outro ponto que chama a atenção é a planta livre, o que permite uma estrutura diferenciada em cada andar, algo que para a época é algo bastante significativo”, completou Guilherme.
 
O prédio da ABI foi construído entre 1936 e 1939 e é considerado o primeiro edifício modernista do Rio de Janeiro. Foi tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual em 1965 por aplicar rigorosamente os preceitos apregoados pelo francês Le Corbusier, considerado um dos principais arquitetos do século XX.