PPS comemora Declaração de 58 e centenário da ABI


25/03/2008


A Fundação Astrojildo Pereira (FAP) e o Partido Popular Socialista (PPS) realizam na próxima sexta-feira, dia 28, e no sábado, 29, o Seminário Nacional sobre a Declaração Política de Março de 1958, lançada pelo então Partido Comunista Brasileiro (PCB). Na ocasião, o PCB havia perdido um número expressivo de militantes, importantes dirigentes e quadros intelectuais. Começou-se a definir uma nova perspectiva política para a ação dos comunistas, que culminou na divulgação da Declaração Política em março de 1958, estabelecendo o vínculo da conquista do socialismo à ampliação dos espaços democráticos em uma estratégia de longo prazo. 

O objetivo do Seminário Nacional é resgatar a importância histórica do começando, discutir o contexto histórico e político que o originou e avaliar as possibilidades para o lançamento da Declaração Política de março de 2008. Participam da mesa de debates os presidentes do PPS, Roberto Freire, e da FAP, Stepan Nercessian, e os jornalistas Armênio Guedes e Jacob Gorender, entre outros.

Durante a abertura do evento — sexta, às 18h, na sede da ABI (Rua Araújo Porto Alegre, 71, 9º andar — Auditório Oscar Guanabarino) — a Associação Brasileira de Imprensa e o Presidente da entidade, jornalista Maurício Azêdo, serão homenageados pelo centenário da fundação da Casa.

O seminário prossegue no sábado, no auditório do Hotel Novo Mundo (Praia do Flamengo, 20), com os seguintes temas: “Razões determinantes da Declaração de março de 1958 e sua importância histórica” (de 9h às 11h30), “O Brasil de hoje e a validade das idéias da Declaração de 1958” (de 12h às 13h30 e de 15h às 16h) e “Idéias para uma nova Declaração Política” (16h30 às 19h).

Mais informações no site www.declaracaomarco1958.org.br.