Portugal aprova acordo ortográfico. ABL aplaude


16/05/2008


Portugal aprovou nesta sexta-feira, dia 16, o acordo ortográfico que unifica a forma como é escrito o Português nos países lusófonos. Em Portugal, as mudanças vão vigorar dentro de seis anos, enquanto no Brasil os livros escolares deverão ser mudados até 2010. O dicionário português vai alterar a grafia de 1,42% das palavras; no brasileiro, apenas 0,43% sofrerão mudanças.

O documento foi concluído há 16 anos, mas, para entrar em vigor, dependia da ratificação do protocolo modificativo pelo Parlamento e da aprovação de três países, o que aconteceu em 2007, com a assinatura de São Tomé e Príncipe.

Para o governo português, a aprovação do acordo é o primeiro passo para a existência de uma política internacional do idioma, que será anunciada quando Portugal assumir a Presidência rotativa da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em julho deste ano:
— Agora, é necessário desenvolver uma política de internacionalização, consolidação e aprofundamento da língua portuguesa, e o acordo ortográfico é um instrumento para isso — afirmou o Ministro da Cultura de Portugal, Antônio Pinto Ribeiro.

Para o Presidente da Academia Brasileira de Letras, Cícero Sandroni, a notícia representa um marco histórico:
— A língua portuguesa entra no rol daquelas que conseguiram beneficiar-se há mais tempo da unificação de seu sistema de grafar, numa demonstração de consciência da política do idioma e de maturidade na defesa, difusão e ilustração do idioma da lusofonia.

O filólogo e acadêmico Evanildo Bechara, Diretor da ABL e responsável pelo Setor de Lexicologia e Lexicografia da entidade, saudou a aprovação do Acordo como a demonstração do alto grau de maturidade política alcançado pelos países da CPLP:
— Trata-se de uma importante demonstração de efetiva e inteligente tomada de posição dos órgãos governamentais, coadjuvados pelas agências culturais de que dispõem as sociedades de nossos países.