Portal Terra anunciou corte de 80% dos jornalistas e fechamento de sucursais


Por Claudia Sanches

06/08/2015


portalterra2Alegando reestruturação, o portal Terra anunciou, nesta quinta-feira (6/8), uma demissão em massa, desligando aproximadamente 60 jornalistas, 80% de sua equipe de reportagem. O diretor de conteúdo do site, Hélio Gomes, deixou o portal, na última segunda (3/8). A empresa ainda anunciou o fechamento das sucursais de Rio de Janeiro, Brasília e Porto Alegre.

De acordo com o Portal Imprensa, oito jornalistas permanecem no Terra, sediados em São Paulo. Eles deverão estar mais ligados com a redação do México, que produz conteúdo para toda a América Latina, e atuar mais focados em curadoria de conteúdo, promovendo o conteúdo de sites parceiros.

Paulo Castro, Diretor Executivo do Terra, explicou que as mudanças não têm relação com a atual crise econômica enfrentada pelo Brasil:

— É uma reorganização no portal que responde a uma mudança do mercado. Não é uma coisa conjuntural de hoje, mas uma mudança de como o mercado contrata publicidade, de como o mercado remunera a atividade da mídia.

Castro afirma que essa mudança iniciou-se há anos quando a empresa percebeu que o mercado respondia de outra forma e foi planejada. Segundo o diretor, a empresa ainda apostou nessa oferta, investindo na cobertura e transmissão dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, na compra de direitos esportivos como a Liga Europa exibida pelo portal e de entretenimento como o TV Terra, e na produção e na apresentação de shows musicais.

— Fizemos isso apostando que, ainda que o mercado estivesse indo para esse movimento de remunerar melhor as plataformas como ocorre com Google e Facebook, achamos que haveria espaço para sermos um ator nesse mercado desde que tivéssemos uma porta muito forte de controle de qualidade. No entanto, como não houve essa readequação da forma como o mercado remunera as plataformas digitais, o Terra resolveu revisar essa estratégia de negócios, reduzindo drasticamente o investimento na criação de conteúdo próprio. Em razão disso, optou-se pelo enxugamento da redação.

O portal Terra nasceu em 1996, em Porto Alegre. Criado pelo Grupo RBS, o portal foi vendido para o grupo Telefonica no ano 2000, passando a adotar a marca Terra. Por conta de sua relação estreia com o Rio Grande do Sul, o Terra é ainda hoje um dos portais mais acessados pelos gaúchos. Dede 2012, o Terra aparece como líder na categoria site de notícias na pesquisa.