Política florestal ainda ineficiente


10/01/2013


O Clube da Semente, organização não governamental com sede em Brasília que luta pela conscientização ambiental, lançou no fim de 2012 uma campanha de distribuição de sementes em escolas da tarumarana, árvore nativa do Cerrado ameaçada de extinção. Junto com as sementes, a instituição divulgou uma carta em que demonstra seu descontentamento com a atual política ambiental do Governo, que tem se demonstrado ineficiente na recuperação das matas brasileiras para atender às demandas do agronegócio.
 
Leia abaixo a carta aberta divulgada pelo Clube da Semente. E conheça mais sobre o trabalho da instituição pelo site www.clubedasemente.org.br

 
 
 
Brasília, 19 de dezembro de 2012.
 
Caros Amigos da Imprensa:
 
O Clube da Semente Brasil, aproveitando o final de 2012, lança mais uma campanha de distribuição de sementes — Tarumarana (Buchenavia tomentosa) — como tem feito nos últimos 22 anos, num trabalho solo em prol do reflorestamento do País, maltratado pelos desmatamentos e uma política incompetente do Estado.
 
O exemplo dessa política ineficiente é o Código Florestal votado pelo Legislativo e sancionado pela Presidente de República, uma colcha de retalhos feita para agradar simplesmente a grupos econômicos das áreas da pecuária e agronegócios. Esse código não passa de um balaio de gatos, no qual nada foi pensado para realmente beneficiar o meio ambiente do País. Aos ruralistas tudo, ao País, nada.
 
Há dois tipos de cinismo: o cinismo amargo dos oprimidos, que desmascara a hipocrisia dos que estão no poder, e o cinismo dos próprios opressores que violam abertamente os seus próprios proclamados princípios. Recordem a velha ironia de Brecht na Ópera dos Três Vinténs: “O que é roubar um banco comparado com fundar um banco?”
 
Diante desse cinismo generalizado, cumpre o Clube da Semente realizar seu trabalho de formiguinha, feito há anos sem ajuda do Estado, sem conluios e sem parcerias escusas. Lamentamos esses encontros, seminários e outras manifestações “pseudoambientalistas” usadas apenas como máscaras para encobrir interesses da economia do capital. Estamos fazendo nosso trabalho com seriedade e real respeito à natureza, a única que nos fala a verdade.
 
Atenciosamente,
Antonio Fernandes
Presidente.