Policiais da ditadura são condenados na Argentina


07/10/2011


O Tribunal Federal número 1 de Mendoza, na Argentina, condenou, nesta quinta-feira, 6 de outubro, quatro policiais à prisão perpétua por crimes de lesa-humanidade cometidos contra 24 pessoas, entre elas o escritor Francisco “Paco” Urondo, durante a ditadura (1976-1983).
 
Os réus foram julgados em oito processos por violação dos direitos humanos na província de Mendoza. Com base no Código Penal, a pena máxima coube aos ex-delegados Eduardo Smaha e Juan Agustín Oyarzábal e aos ex-policiais Alberto Rodríguez Vázquez e Celustiano Lucero.
 
 
Desde 2010 na Argentina, com base em 119 julgamentos, foram condenados 110 pessoas acusadas por crimes cometidos durante a ditadura. De acordo com a Procuradoria-geral do país, desde o fim do regime militar, 240 pessoas foram condenadas, algumas com mais de uma condenação.
 
Atualmente há mais de 800 processados no país, e mais de uma dezena de julgamentos por violações aos direitos humanos em andamento. Entre os condenados à prisão perpétua estão também os ex-ditadores Jorge Videla e Reynaldo Bignone.
 
 
* Com informações da AFP e da Carta Capital