Polícia invade canal de TV na Argentina


20/12/2011


 
Cerca de 50 policiais das forças de segurança da Argentina ocuparam nesta terça-feira, 20 de dezembro, a sede da TV a cabo Cablevisión, conforme informação publicada no site do jornal do El Clarín, que pertence ao mesmo grupo da emissora. De acordo com relato de agências internacionais, a operação durou quase três horas e os agentes deixaram o prédio do canal levando uma série de documentos.
 
 
O jornal acusa o Governo de estar por trás da operação, como parte de uma campanha de perseguição ao Grupo Clarín, mas essa acusação foi rechaçada pelo Ministro do Interior da Argentina, Florêncio Randazzo, classificando-a como “um disparate”.
 
 
O motivo da ação dos agentes da chamada Gendarmería (polícia militar) teria sido uma denúncia “concorrência desleal” plantada pelo Grupo Uno, proprietário do Supercanal, popularmente conhecido na Argentina como Vila-Manzano.
 
 
A ordem judicial de ocupação da Cablevisión partiu da Justiça de Mendonza, expedida pelo Juiz Walter Bento, que ainda designou um interventor para conduzir o processo de ocupação da emissora de TV a cabo.
 
 
De acordo com a agência de noticias Reuters, a invasão da Cablevision, que é líder do mercado de TV a cabo no país, provocou uma queda brusca nas ações do Grupo Clarín.
 
 
 
* Com informações da Reuters, El País e Folha Online.