Pesquisadores japoneses criam robô-jornalista


22/03/2010


Cientistas do Laboratório de Sistemas Inteligentes, da Universidade de Tóquio, no Japão, desenvolveram um robô-jornalista sobre uma estrutura de segway, meio de transporte de duas rodas desenvolvido na década de 90. De forma autônoma, a máquina consegue explorar ambientes, relatar a visão do local, registrar imagens, realizar entrevistas, buscar informações na internet, escrever um texto e publicá-lo na rede.

Desde 2002, os Estados Unidos tentam construir um robô-jornalista para ser utilizado em situações de risco, como em coberturas de guerra. Entretanto, o funcionamento do modelo sempre dependeu do controle humano.

Em 2009, a Universidade Northwestern chegou a criar um equipamento capaz de produzir textos sobre beisebol sem a interferência humana. Contudo, o robô japonês se diferencia pela capacidade autônoma de coletar informações e fazer o texto. 

Charlie Catlett, pesquisador do Argonne National, um dos maiores e mais antigos laboratórios de pesquisa científica dos Estados Unidos, escreveu sobre o novo invento japonês no site de tecnologia Singularity Hub. No texto, Catlett afirma que “pela capacidade de combinar o mundo real e a pesquisa na internet, o robô-jornalista é um passo adiante em relação a outros sistemas automáticos. Esperemos algum tempo e robôs como este poderão se tornar valiosos para a produção de notícias em toda parte”. 

*Com informações do portal Terra.