Periferia em foco


01/03/2023


O Coletivo de Comunicação Popular Periferia em Foco é um projeto de mídia independente que foi concebido como uma forma de mostrar a periferia de Belém e Região Metropolitana do Estado do Pará sem estereótipos negativos ou marginalizada. O projeto nasce por conta de uma insatisfação de ver o Bairro da Cabanagem (bairro popular), retratado somente como um local de pobreza, crimes e mazelas sociais. Diante dessa visão negativa, o projeto surge com o objetivo de mostrar o lado bom da periferia. O foco são as histórias positivas de valorização do território, tendo como pano de fundo a jornada dos heróis da periferia. As principais reportagens são de divulgação das potencialidades, explica o jornalista Wellington Frazão, 35 anos, coordenador da Periferia em Foco. O jornalista vislumbra ver na iniciativa a oportunidade de ampliar e ecoar a realidade da periferia paraense no Brasil e também no mundo afora.

Ao longo desses seis anos de atuação algumas transformações aconteceram com a criação de alguns quadros, web-série e o projeto música na esquina (uma possiblidade de atuação no off-line). O canal valoriza a periferia, pois ela importa por tudo que representa, imensa criatividade, forte relacionamento comunitário, enorme expressividade cultural, um celeiro de ideias e inovações. Dentre as diversas produções audiovisuais, destaco a web-série heróis da periferia, uma série que mostra a história de pessoas que moram na periferia da grande Belém e vivem no anonimato, mas que de alguma forma fazem o diferencial. O destaque são os feirantes, motoristas de ônibus, os professores(as) e a juventude. O trabalho da Periferia em Foco é independente, sem viés político partidário, religioso, de gênero ou algo do tipo. É um grupo de amigos que está narrando nas redes sociais a potência da periferia de Belém. Recentemente integrou um projeto de comunicação comunitária nacional, no jornal O Estado de São Paulo (Estadão) no projeto expresso na Perifa, onde teve a oportunidade de mostrar para o Brasil a potencialidade da periferia paraense.

Em agosto de 2022 foi lançado na cidade do Rio de Janeiro o livro “Novos Rumos da Comunicação Comunitária no Brasil”. O coordenador da Periferia em Foco, Wellington Frazão, é um dos colaboradores da coletânea onde contextualiza as experiências de comunicação popular no Norte do Brasil. O Livro traz debate sobre os rumos da comunicação comunitária na luta por justiça social. Wellington  traz como exemplo esse novo rumo da comunicação comunitária o trabalho da Periferia em Foco; um relato de experiência de comunicação comunitária vivida na Amazônia Paraense por uma paulista que ouvia falar da Amazônia pela boca de estrangeiros; projeto de capacitação  de repórteres  da floresta  na região oeste do estado do Pará por meio  de mídia-ativismo com conteúdos locais e o repórter da Periferia em Foco, Cássio Miranda, aponta o trabalho do coletivo  como um exercício diário à liberdade de expressão.

Obra organizada pelo jornalista André Fernandes, fundador da Agência de Notícias da Favelas (ANF). O lançamento foi da ANF Produções, editora do Grupo ANF.

O trabalho passou a integrar também A Rede Gerando Falcões, um ecossistema de desenvolvimento social que nasceu na favela. O ecossistema engloba mais de 6000 favelas espalhadas por todo o Brasil, atuando em estratégia de rede, com a formação de líderes sociais (Falcons University) e acompanhamento de organizações. Além disso integramos o Instituto Pensamentos e Ações para Defesa da Democracia – IPAD, programa do Instituto Maria e João Aleixo (IMJA), localizado na Favela da Maré, no Rio de Janeiro. O IPAD Seja Democracia desenvolve ações de defesa da democracia, pela população das periferias brasileiras, a partir da agenda de luta da Rede Seja Democracia, com ações de combate à desinformação nas periferias, campanhas presencial e digital dentre outras atividades.