Parlamentar denuncia ameaças à radialista


11/04/2012


O radialista Josimar Martins, da Rádio Independência de Maués(AM), vem sofrendo ameaças de morte em função das denúncias de irregularidades no município. O Deputado Luiz Castro, líder do PPS na Assembléia Legislativa do Amazonas(Aleam), encaminhou moção de repúdio solicitando providências às secretarias de Estado de Segurança Pública (SSP), e de Justiça e Direitos Humanos(Sejus), do Estado de Amazonas, Ministério da Justiça(MJ), Associação Brasileira de Imprensa(ABI), Ordem dos Advogados do Brasil(OAB) e Academia Amazonense de Letras(AAL).
 
O texto assinado pelo parlamentar, encaminhado à Presidência da ABI, tem o seguinte teor:
 
“Segundo informações de lideranças do município de Maués, Josimar Martins, apresentador do programa “Liberdade de Expressão”, na Rádio Independência de Maués, vem recebendo telefonemas anônimos com ameaças de morte, desde o dia 5 de novembro de 2011.
 
Conforme a informação, o radialista, através de seu programa de rádio, tem denunciado as irregularidades que acontecem no município e cobra providências das autoridades. O programa de rádio, aberto à participação da população, aborda vários temas e denúncias,  que são levados ao conhecimento público. O programa está no ar há um ano e tem boa audiência, não só nos municípios vizinhos de Boa Vista do Ramos, Nova Olinda do Norte e Urucurituba.
 
Destarte, solicito que a Secretaria de Segurança Pública e a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos procedam a investigação no sentido de apurar as denúncias que aqui chegaram, a fim de garantir a integridade do jornalista e radialista Josimar Martins.
 
Solicito também, da Chefia da Casa Civil do Governo do Estado do Amazonas e da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas, nos termos do parágrafo 1º do Art. 11 da Lei Federal 12.527/2011, o relatório das medidas tomadas em atendimento à solicitação constante deste documento, em conformidade com os prazos e formas definidas no supracitado diploma legal.
 
Com essas considerações, indico com amparo no Regime Interno desta Casa, Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), na expectativa de seu encaminhamento.
 
 
Manaus, 31 de janeiro de 2012
 
 
 
 
 
Deputado Luiz Castro
 
Líder do PPS”