Banner 2
Banner 3
Banner 1

“Para nós, pessoas negras, o mercado de trabalho é um pouco mais complicado.”


28/11/2023


Marielli Patrocínio é jornalista, produtora de moda, modelo, consultora de estilo e integra a diretoria de Igualdade Étnico-Racial da Associação Brasileira de Imprensa.

– Depois que eu me formei cheguei a participar de várias entrevistas de emprego mas eu nunca fui chamada. Comecei a observar porque eu não passava nessas entrevistas. Passei a notar que eu era a única mulher negra ali e comecei a entender como o mercado é cruel – disse.

Marielli desde pequena dizia que queria ser enfermeira da Marinha, mas foi no Ensino Médio no Colégio Estadual Professor Aragão Gomes (Mendes-RJ) que teve o seu primeiro contato com a comunicação através da Rádio da escola. Gostava de escrever, o português era sua matéria preferida esse foi um dos motivos para cursar Comunicação Social.

O Acervo Jornalista Gustavo de Lacerda exibe nesta quarta-feira (28), às 11h, no canal ABI TV no Youtube, o depoimento da jornalista Marielli Patrocínio.

O Acervo Jornalista Gustavo de Lacerda é um projeto da Associação Brasileira de Imprensa em parceria com Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro que reúne, pela primeira vez, uma série de depoimentos em áudio e vídeo de jornalistas negros brasileiros das mais diferentes áreas de atuação e pensamento.

Não custa lembrar: o nome de Gustavo de Lacerda batiza o acervo porque o jornalista negro, catarinense, fundou a ABI há 115 anos (7 de abril de 1908). Segundo o próprio Lacerda, a Associação Brasileira de Imprensa deveria ser um campo neutro em que se pudessem abrigar todos os trabalhadores da imprensa. Acompanhe a programação do Novembro Negro na ABI, no canal ABI TV no Youtube.

Na quinta-feira (30), às 11h – O jornalista Antonio Werneck encerra a programação do Novembro Negro na ABI, no canal ABI TV no Youtube contando sua trajetória marcada pela cobertura da área de Segurança Pública, no jornal O Globo, que lhe rendeu três Prêmios Esso e cinco Premios Tim Lopes de Jornalismo Investigativo. Cobriu guerras em Moçambique, Angola e Namíbia. Atualmente é roteirista e apurador no núcleo de jornalismo investigativo do programa Linha Direta da TV Globo.