Papa Francisco elege novos porta-vozes da Santa Sé


Por Claudia Sanches

11/07/2016


greg

Os jornalistas Paloma García e OvejeroGreg Burke, ao lado do Papa Francisco

O Vaticano nomeou nesta segunda-feira o americano Greg Burke como seu novo porta-voz, em substituição do jesuíta Federico Lombardi, informou a Santa Sé.

No posto de subdiretora da Sala de Imprensa da Santa Sé, o papa nomeou a espanhola Paloma García Ovejero, correspondente de uma emissora espanhola na Itália e no Vaticano. Ambos assumirão o cargo a partir de 1 de agosto.

Burke substitui no cargo Lombardi, depois que este apresentou sua própria renúncia.

O americano nasceu em 8 de novembro de 1959 em Saint Louis e, após ter frequentado os liceus jesuítas da cidade, formou-se em 1983 em Ciências Comparadas da nova-iorquina Universidade de Columbia, especializando-se depois em jornalismo.
O jornalista Trabalhou na agência United Press International de Chicago, para a agência Reuters e para a revista “Metropolitan”, até que foi enviado a Roma como correspondente da revista “National Catholic Register”.

Em 1990 começou a colaborar com a revista “Time” e a partir de 2001 iniciou seus trabalhos como correspondente em Roma para “Fox News”.

Em 2012 foi convocado pela Secretaria de Estado Vaticano, na seção de Assuntos Gerais, como assessor para a comunicação e desde dezembro de 2015 era subdiretor da Sala de Imprensa do Vaticano, como substituto do padre Ciro Benedettini.

Paloma é a primeira mulher a se tornar vice-presidente do Escritório de Imprensa do Vaticano. Formada pela Universidade Complutense, ampliou os estudos na Universidade de New York. Estava na COPE desde 1998, onde foi responsável pelas editorias de Cultura e Sociedade, antes de mudar para Roma em 2012 para substituir outra correspondente.

Informações do portal G1