Página 64 — um jornal a serviço da verdade


21/05/2010


O jornal Página 64, lançado recentemente, é uma publicação do Instituto Presidente João Goulart cujo objetivo é oferecer aos leitores um espaço para a reflexão sobre o processo político nacional e internacional através de notícias, entrevistas e artigos.

Entre os articulistas, historiadores, cientistas políticos, antropólogos e sociólogos que fazem parte de uma grande tribuna para a interseção de idéias e diversidade de opiniões.

O corpo editorial reúne importantes jornalistas, entre os quais, Diretores e Conselheiros da Associação Brasileira de Imprensa, como Mario Augusto Jacobskind, Editor-chefe da publicação, Orpheu Santos Salles e Sérgio Caldieri.

A publicação, via newsletter, tem periodicidade semanal e a impressa, mensal, caracterizada pelo rompimento com os padrões comerciais e o perfil conservador de segmentos da imprensa nacional e internacional, e pela defesa da democracia, dos direitos humanos, da liberdade de expressão e da justiça social.

“Nós, editores e colaboradores deste projeto, pretendemos tornar o P64 um referencial para os leitores e contribuir, junto com outras publicações alternativas espalhadas por este continente chamado Brasil, para a democratização dos meios de comunicação, um dos fatores primordiais para o avanço do processo democrático. Parafraseando o pensador italiano Umberto Eco, um país só pode ser considerado democrático quando todos os setores sociais têm o mesmo espaço midiático. Nesse sentido, o Brasil ainda precisa avançar para alcançar ao menos níveis razoáveis de democracia.

E para que isso aconteça, ou seja, a contribuição do P64 para o indicativo de Umberto Eco, é necessário também a participação ativa dos leitores, que neste espaço terão vez e voz garantida para opinar”,

informa um trecho do editorial da primeira edição do jornal que traz matérias sobre a política nacional de reforma agrária; a manipulação da mídia no país; a atuação do publicitário Ivan Hasslocker na criação do Instituto Brasileiro de Ação Democrática(IBAD); o projeto de educação neoliberal, o papel da cultura no desenvolvimento histórico das nações, perfil do jornalista Barbosa Lima Sobrinho, entre outros temas que estão disponibilizados no endereço www.pagina64.com.br.