Os interesses da Zona da Mata no Jornal Primeiro


26/06/2008


Chegando agora ao seu segundo número, o Jornal Primeiro, lançado e sediado em Cataguases, Minas Gerais, circula mensalmente por 20 cidades da Zona da Mata, região que, segundo o editor Jorge Fábio, precisava de uma publicação do gênero:
— Nossa idéia é fazer um acompanhamento da política na Zona da Mata. A luta pela justiça nessa região é nossa principal meta. As pessoas da cidade grande não imaginam o que a população do interior passa nas mãos de políticos corruptos.

Segundo Jorge Fábio, que é associado da ABI, casos de improbidade administrativa são comuns no interior de Minas, assim como são raras as condenações:
— O caso da recente prisão do Prefeito de Juiz de Fora, Carlos Alberto Bejani, acusado de envolvimento no esquema de desvio de recursos do Fundo de Participação dos Municípios, nos faz pensar sobre a grave situação da política interiorana. Nas pequenas cidades, os crimes de corrupção vão daí para pior.

O exemplar de estréia do Jornal Primeiro teve como destaque a matéria “Esta é a cidade em que você sonhava viver?”, em que o objetivo era fazer o leitor refletir sobre o uso de seu imposto diante de problemas como lixo e buracos nas ruas e a dengue. Já a recém-lançada edição de junho traz, entre outros assuntos, o péssimo estado das ambulâncias doadas a municípios da Zona da Mata pelo Governo de Minas.