Os bastidores da Constituição Cidadã


29/12/2008


Tema do editorial do número 334 do Jornal da ABI, o 20º aniversário da Assembléia Constituinte e da Carta Magna assinada depois do longo período de ditadura militar no País é também o principal assunto da publicação, em reportagem que traz a visão de jornalistas que faziam a cobertura do dia-a-dia da elaboração do documento que mudaria o Brasil. É com muita emoção que setoristas e repórteres-fotográficos relembram os momentos marcantes que viveram nos 19 meses que culminaram na promulgação feita em plenário pelo Dr. Ulysses Guimarães, no dia 5 de outubro de 1988.

Entre outras matérias desta edição, estão o Prêmio Embratel — que atribuiu o Troféu Barbosa Lima Sobrinho à equipe do Globo que expôs o terror imposto pelo tráfico nas favelas do Rio —, o Prêmio Herzog — que homenageou os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos — e o Prêmio Personalidades Educacionais 2008 — que prestigiou o centenário da ABI.

Também são destaque a eleição de Pery Cotta para a Presidência do Conselho Deliberativo da Casa, os 40 anos de surgimento da revista Veja e os 40 anos do adeus a Sérgio Porto, ou Stanislaw Ponte Preta, dono de múltiplos talentos e verdadeiro craque do jornalismo e do humor.