Oportunidades: Cursos e bolsa de estudo para jornalistas


30/06/2021


Por Redação Portal IMPRENSA

Os cursos online são uma chance de aperfeiçoamento do currículo mesmo em tempos de pandemia. Abaixo, listamos algumas iniciativas – uma delas, uma bolsa de estudos focada em saúde mental – para profissionais do jornalismo, com inscrições abertas durante o mês de julho.
A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) está promovendo um curso focado em mídia corporativa, manipulação, estratégias discursivas, fake news, desinfodemia e letramento midiático.
Dividido em quatro módulos de duas aulas cada, o treinamento será ministrado pela jornalista e professora Eliara Santana, doutora em Linguística e Língua Portuguesa e pesquisadora do discurso midiático, ecossistema de desinformação e letramento midiático. O investimento é de R$ 100 para inscritos, com valor totalmente revertido para a Associação.
O Knight Center oferece o curso “Como reportar com segurança: Estratégias para mulheres jornalistas e seus aliados”, dirigido para profissionais mulheres em sua plataforma digital.
O conteúdo é dividido em quatro módulos, e ajuda a mitigar os riscos encontrados durante o processo de reportagem. Para  se inscrever, basta acessar o site do JournalismCourses.org.
Para os fluentes em espanhol, há a opção de inscrição no curso ‘Introdução ao Jornalismo de Dados: Como encontrar e processar grandes volumes de informação‘, também disponível pela JournalismCourses.org.
A jornalista Sandra Crucianello, instrutora do Centro Knight responsável pelo treinamento de milhares de repórteres na América Latina, é quem ministra as aulas. As aulas começam em 19 de julho e vão até 15 de agosto de 2021, e a inscrição é gratuita.
Bolsa de estudos
O famoso Carter Center, em Atlanta, e a University of La Sabana, em parceria com o Gabo Foundation, anunciaram a abertura da convocação para a bolsa de estudos Rosalynn Carter Grant for Journalism in Mental Health 2021-2022.
Todos os jornalistas fluentes em inglês e espanhol, com pelo menos três anos de experiência podem concorrer à bolsa. Dois profissionais serão escolhidos, e receberão US$ 5 mil para o desenvolvimento dos trabalhos, além da orientação de especialista para investigar tópicos sobre saúde mental ou doenças mentais na América Latina.
As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de julho. Para mais informações, acesse o site do The Carter Center.