ONU usa jornais no combate ao racismo


04/11/2010


A Rádio ONU divulgou em Nova York que a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) formalizou uma parceria com diários esportivos de todo o mundo, para que divulguem por meio de boletins eletrônicos a promoção da paz, o combate ao racismo, o fim da violência e autonomia para jovens e desenvolvimento. Dentre os veículos que participam desta iniciativa estão os jornais Lance (Brasil), L’Equipe (França) e Gazzeta dello Sport (Itália).

Os jornais vão produzir boletins eletrônicos, trimestralmente, “com temas sobre o fim da violência e formas de se alcançar mais desenvolvimento em todo o mundo”. O primeiro boletim será publicado em fevereiro de 2011.

 

Aliado
 
Conforme foi divulgado pelo site da ONU, a organização entende “que o esporte é um grande aliado na luta pela paz”. Além das publicações já citadas integram a lista de parceiros da iniciativa os jornais argentinos Olé e Marca, e o espanhol Mundo Desportivo.
 
De acordo com o convênio, cada publicação fará uma reportagem de capa sobre o tema relacionada a eventos desportivos e com entrevistas de atletas famosos. A previsão é de que a parceria com os jornais esportivos vai possibilitar à Unesco o acesso a 45 milhões de leitores e usuários. Segundo a Rádio ONU, o projeto prevê que os jovens participarão do projeto com reportagens e também como entrevistados.
 

* Com informações da Rádio ONU.