Especialistas criam ONG
para combater fake news


26/02/2018


Entrará em atividade em março o Instituto Tecnologia & Equidade. O principal foco da ONG será o combate às ‘fake news’ ou notícias falsas e aos ‘bots’ utilizados de maneira antiética ou desonesta.

Dentre as ações previstas, se destacam o lançamento da “Plataforma Pega-bot” e a participação no movimento #NãoValeTudo. A primeira, em parceria com o Instituto Tecnologia e Sociedade (ITS-Rio) e com desenvolvimento do AppCívico, está programada para começar a partir de março e seu objetivo é ajudar as pessoas a identificarem perfis ‘maldosos’ e ‘não humanos’ nas redes e minimizar seus impactos negativos durante o pleito.

“Entendemos que nosso papel é trabalhar para que as tecnologias sejam utilizadas de maneira ética em prol da equidade e da sociedade. O IT&E surgiu da união de três empreendedores que se conhecem desde 2012 e acreditam que a tecnologia pode e deve ser sim um fator de mudança social”, afirma Márcio Vasconcelos, presidente do IT&E.

Thiago Rondon, codiretor do Instituto, alerta que robôs já estão nas políticas públicas, práticas comerciais e jurisprudências. “Buscamos apresentar um conjunto de recomendações para o uso ético dessa tecnologia e a criação de uma plataforma aberta de identificação e denúncias de robôs ao mercado e aos políticos.”

Ariel Kogan, que completa o time de diretores, ressalta que o meio digital está mais presente do que nunca na vida das pessoas e que isso, consequentemente, traz grandes mudanças e inovações, mas que nem sempre contribuem com o aumento da equidade. No período eleitoral, por exemplo, diversas tecnologias serão utilizadas de maneira desonesta gerando um forte desequilíbrio no processo, prejudicando principalmente os candidatos novos e com menos recursos.

O movimento da sociedade civil #NãoValeTudo reforça e vai de encontro ao posicionamento do IT&E no uso ético da tecnologia nas eleições. A carta-manifesto, que foi subscrita até agora por 34 entidades, propõe a defesa dos direitos de acesso à informação, liberdade de expressão e privacidade dos eleitores na Internet.