Olimpíadas: acesso restrito à internet para jornalistas


30/07/2008


O Governo da China voltou atrás e resolveu que vai manter restrições ao acesso de jornalistas à internet durante os Jogos Olímpicos de Pequim. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, dia 30, derrubando o compromisso feito há sete anos, durante a campanha de candidatura para sediar o evento. De acordo com a BBC Brasil, porta-vozes do Governo e do Comitê Olímpico Internacional (COI) informaram que sites considerados “sensíveis” pelos chineses permanecerão bloqueados à visitação, mesmo depois do início das Olimpíadas, em 8 de agosto.

Kevan Gosper, Presidente do Comitê de Imprensa do COI, afirmou ao jornal South China Morning Post que não estava negando declarações anteriores: “Haverá acesso completo e livre à internet durante os Jogos, para que os jornalistas trabalhem, mas fui avisado de que algumas autoridades do COI negociaram com os chineses que alguns sites sensíveis permanecerão bloqueados.” 

Na última terça-feira, dia 29, os jornalistas que já estão em Pequim reclamaram, porque não conseguiram acessar a página da Anistia Internacional em que havia sido divulgado um relatório sobre os direitos humanos na China. Sites que abordam assuntos relativos à situação do Tibete também estão proibidos Segundo a BBC, o porta-voz do Ministério do Exterior chinês, Liu Jianchao, confirmou em entrevista coletiva que sites sobre o movimento espiritual Falun Gong também não estarão disponíveis.”Acho que vocês sabem que o Falun Gong é um culto banido de acordo com a lei e vamos manter nossa posição”, declarou Liu aos jornalistas.