“Observatório” discute regulação da radiodifusão


16/11/2010


A análise sobre o Seminário Internacional das Comunicações Eletrônicas e Convergência de Mídias e a repercussão do evento na mídia é o tema da discussão do programa “Observatório da Imprensa”, que vai ao ar nesta terça-feira, às 22h, na TV Brasil.
 
O evento foi coordenado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República e reuniu em Brasília, nos dia 9 e 10 de novembro, mais de dez especialistas, dirigentes e representantes de entidades e órgãos reguladores de diferentes países da União Européia e dos Estados Unidos.
 
Na opinião do decano jornalista Alberto Dines, âncora e diretor do programa, a cobertura da imprensa sobre o seminário foi limitada e deixou de transmitir para o público dois aspectos básicos: “a abrangência e a riqueza dos diferentes olhares” sobre o tema.
 
O programa vai abordar as notícias desfavoráveis à iniciativa do Ministro chefe da Secom, Franklin Martins, que foi muito criticado por entidades e representantes do setor de mídia do País, acudado de estar patrocinando um evento sobre um projeto de lei que retroagiria o Brasil ao período da censura.
 
Outra discussão que o Observatório vai promover será sobre “a legitimidade do Congresso Nacional na aprovação de concessões de emissoras de rádio e televisão”, uma vez que diversos parlamentares são beneficiários das licenças de radiodifusão contrariando a própria Constituição Federal de 1988. O fato foi criticado durante o seminário pelo representante da Unesco, Toby Mandel.
 
Os convidados do programa são o coordenador de Comunicação e Informação da Unesco no Brasil, Gulherme Canela; o cientista político, professor e pesquisador da FGV, Fernando Lattman-Weltman; e o jornalista e professor da UnB, Venício Lima.