“Observatório” debate normas editoriais da mídia


15/08/2011


No momento em que a imprensa avalia o custo benefício da autorregulamentação, o programa “Observatório da Imprensa”, da TV Brasil, vai debater nesta terça-feira, 16 de agosto, o documento lançado pelas Organizações Globo com seus princípios editoriais. A exibição começa às 22h.
 
 
Comandado pelo decano jornalista Alberto Dines, o programa vai analisar a definição das normas de ação para os profissionais das diversas áreas de atuação do conglomerado de comunicação da família Marinho, principalmente com o crescente desenvolvimento da Era Digital.
 
 
De acordo com comunicado divulgado pela empresa, “o objetivo é não somente diferenciar-se, mas facilitar o julgamento do público sobre o trabalho dos veículos, permitindo, de forma transparente, que qualquer um verifique se a prática é condizente com a crença”.
 
 
A partir da análise do documento, o “Observatório da Imprensa” vai debater a importância de os grupos de Comunicação levarem seus princípios editoriais ao público.
 
 
O programa promete ser interessante porque a opinião do ‘Observatório’ é de que “a imprensa, que legitimamente exige tantas explicações, deve dispor-se a oferecê-las, dando credibilidade à relação dos veículos jornalísticos com seus respectivos públicos”.