Obra reúne perfis de mulheres no jornalismo


19/12/2017


Na última segunda-feira (04) foi lançado, em São Paulo, o livro Elas Amam o que Fazem: perfis de mulheres jornalistas. Publicada pela Editora In House, a obra reúne quinze perfis sobre a trajetória profissional de diversos nomes femininos do jornalismo brasileiro, entre eles Adriana Carranca, Eliane Brum, Janaína Pirola, Renata Fan e outras.

Para Renata Carraro, professora e organizadora do projeto, o livro é importante para ambos os lados: o jornalista em formação e o jornalista formado. “É uma via de mão dupla, onde os alunos têm a oportunidade de exercer a profissão ouvindo histórias dos jornalistas mais experientes, e o perfilado pode, além de ensinar, fazer valer todo o esforço de sua carreira até ali”, explica.

No lançamento, os autores contaram o trajeto de cada um para a escolha da perfilada e o processo de escrita, que deveria atingir um total de 30 mil caracteres. Além disso, contaram ainda com a participação de Eliane Scardovelli, que redigiu a apresentação do livro e expôs sua opinião a respeito de cada texto.

A obra é o terceiro fruto da série Jornalistando, um projeto de produção de perfis de jornalistas desenvolvido por alunos da 6ª etapa do curso de Jornalismo das Faculdades Integradas Rio Branco. O primeiro volume, “Não é aventura, é reportagem: jornalistas e cobertura de conflitos”, foi publicado em 2013; e o segundo, “Jornalismos: histórias de uma arte plural”, em 2015.

 

A Diretoria decidiu reabrir o prédio da ABI de 07/07/2020 até 10/07/2020 das 9h às 17h, apenas com serviço de portaria, ascensoristas e funcionários da limpeza, seguindo protocolos mínimos:

– Uso de máscaras;
– Termômetro digital para medir a temperatura dos usuários do prédio;
– Distanciamento de 1,5 metros na portaria entre as pessoas para subir no elevador;
– Os elevadores só poderão levar no máximo 2 pessoas e levarão passageiros do 4° ao 8° andar, o acesso ao 2° e 3° andar será feito pelas escadas;
– Os elevadores terão um recipiente de álcool gel para ser utilizado e serão desinfetados a cada 2 horas ;
– Não poderá haver aglomeração em nenhum andar.

Antero Luiz Martins da Cunha
Diretor Administrativo