OAB-RJ realiza audiência pública para discutir a atuação da PM


17/07/2013


OAB audiência

A política de segurança pública do estado do Rio de Janeiro, tendo como mote a atuação da Polícia Militar nas manifestações e na última incursão do Batalhão de Operações Especiais (Bope) na favela da Maré, será o tema de audiência pública a ser realizada na próxima sexta-feira, dia 19 de julho, a partir das 14h, na sede da OAB/RJ.

Questões como os autos de resistência, o controle social e público das corregedorias de polícia, o modelo de formação das polícias e a valorização do policial, entre outras, serão debatidas no encontro.

A proposta, que já havia sido suscitada na última sessão do Conselho Seccional, foi reforçada em reunião entre a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do estado do Rio de Janeiro e a Coordenadoria de Direitos Humanos da Secretaria de Desenvolvimento Social do município do Rio de Janeiro, além da Defensoria Pública e da ONG Observatório de Favelas, que atua na Maré. Todos estes órgãos e entidades foram previamente convidados.

Também foram convidados representantes da Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro, do Ministério Público e de entidades representativas da sociedade civil, entre as quais a Associação Brasileira de Imprensa(ABI).