OAB, ABI e UNE querem debates entre candidatos


05/09/2008


A Ordem dos Advogados do Brasil, secção Rio de Janeiro, a Associação Brasileira de Imprensa e a União Nacional dos Estudantes trazem a público sua preocupação com as amarras que têm sido impostas à campanha eleitoral no Rio de Janeiro. É espantoso que até mesmo para a propaganda na internet a Justiça Eleitoral esteja criando barreiras. É inegável que tais obstáculos à propaganda contribuem para a campanha fria, despolitizada e distante dos eleitores a que estamos assistindo.

A OAB/RJ, a ABI e a UNE manifestam, em particular, profunda preocupação com o fato de estar programado apenas um único debate na televisão entre os candidatos a Prefeito do Rio — e, mesmo assim, às vésperas de eleição —, o que só contribui para agravar o quadro de despolitização a que nos referimos acima.

Consideram ainda as três entidades que os eleitores do Rio Janeiro — sempre lembrado como a capital cultural do País — têm o direito inalienável de conhecer as propostas dos candidatos a governar a cidade e de vê-las confrontadas de forma aberta e democrática.

A OAB/RJ, a ABI e a UNE lembram, por oportuno, que o fato de as emissoras de TV serem detentoras de uma concessão pública traz consigo responsabilidades com a cidadania que não podem ser esquecidas.

Por isso, a OAB/RJ, a ABI e a UNE fazem um apelo às emissoras de televisão aberta para que revejam sua decisão de não realizar debates entre os candidatos a Prefeito do Rio. Se assim o fizerem estarão contribuindo para um maior esclarecimento dos eleitores — fator imprescindível para um voto consciente — e para o aperfeiçoamento da democracia.

Wadih Damous, Presidente da OAB/RJ
Maurício Azêdo, Presidente da ABI
Lúcia Stumpf, Presidente da UNE