O Sol, Caminhando Contra o Vento, no Macunaíma


17/11/2020


O Cineclube Macunaíma exibe nesta terça-feira, 17,  às 20hs, pelo canal da Associação Brasileira de Imprensa do YouTube, o documentário O Sol, Caminhando Contra o Vento (94 minutos), dirigido pela cineasta Tetê Moraes em 1967/68. O filme  mostra o Brasil após o golpe militar de 1964 e pré AI-5 e a ‘geração caminhando contra o vento’ participando das passeatas estudantis e festivais de música. No Rio, nasce o jornal-escola O SOL, uma experiência única no jornalismo e na cultura brasileira. Através das páginas de O SOL, de encontros e conversas com pessoas que participaram daquela experiência, de material de arquivo e músicas da época, o filme faz um resgate, sem saudosismo, da história de uma geração.

O documentário tem roteiro de Martha Alencar e Tetê Moraes, consultoria de Ana Arruda Callado, Paulo Halm e Reynaldo Jardim que também participa junto com Caetano Veloso, Chico Buarque, Gilberto Gil, Antonio Pedro, Arnaldo Jabor, Carlos Heitor Cony, Carlos Lessa, Fernando Gabeira, Gilberto Braga, Hugo Carvana, Ítala Nandi, Luiz Carlos Maciel e Marcio Moreira.

O Sol, Caminhando Contra o Vento, em março de 2007, foi o melhor documentário, melhor direção e prêmio da Rádio Revolution  da província de Santiago de Cuba, no 8º Festival Internacional de Documentários “Santiago Alvarez” in memoriam, além de ganhar o prêmio do júri universitário de melhor documentário do Festival de Cinema de Natal (RN), em 2006, participando ainda de 17 festivais nacionais e internacionais. Inscrevam-se no canal da ABI e divulguem.