Imprensa e amigos se despedem do jornalista Sérgio Barreira Leitão


Por Claudia Sanches

21/07/2015


sergio11

Foto: Reprodução “Jornal Extra”

Nesta segunda-feira, dia 20, a imprensa se despediu de um dos seus mais apaixonados repórteres: Sérgio Barreira Leitão, celebrado pela coleção de histórias contadas durante as viagens a mais de 70 países e cobertura de grandes eventos como as Copas do Mundo de 70, 74, 82 e 86 e das Olimpíadas de 72, na Alemanha em 50 anos de jornalismo.

Sérgio Leitão morreu nesta segunda-feira à tarde, aos 69 anos, em casa, no Maracanã. Deixou três filhos — Leslie, James e Cassius —, quatro netos e uma obra que inspira novas gerações de jornalistas.

Fluente em francês, inglês e espanhol. O jornalista escreveu três livros: “De Fortaleza ao Kremlin”, com memórias de grandes coberturas no jornalismo, “Família Xavier”, um registro afetivo de sua turma de pelada da Praça Xavier de Brito, e “Maracanã – da tragédia à glória”.

Entre suas reportagens mais famosas, está o furo mundial na prisão de Ronald Biggs, pela Associated Press. Um jornalista inglês tinha vindo entrevistar Biggs, foi seguido pela polícia inglesa, que junto com a Polícia Federal, prendeu o assaltante. Uma fonte lhe garantiu a notícia que entrou para a história.
Inspirados pelo pai, os filhos, que seguiram sua profissão, recordavam seus feitos memoráveis no Facebook. Leslie Leitão fala sobre a reportagem que marcou a carreira de Sérgio:

— Dentro de uma salinha da Polícia Federal, um repórter inglês se desesperava com o passar do relógio. O assaltante do trem pagador, que fugira para o Brasil, negociara uma exclusiva para um jornal de lá, mas foi preso minutos antes de começar a entrevista. Ao seu lado, um homem esperava em silêncio o sinal verde da fonte que lhe telefonara. O angustiado perguntou: ‘Quem é você?’. ‘Sou Sergio Leitão, repórter da Associated Press. Sorry, babes’. Já era. Em alguns minutos o mundo era informado da prisão de Ronald Biggs, para desespero do inglês.

Cearense, filho de diplomata, amava música e o futebol. Sérgio Leitão trabalhou no Brasil Herald, Associated Press, Reuters, “O Globo” e como assessor de imprensa na Coca-cola e na Firjan.