O jornalismo guiado por dados e a checagem de fatos


10/12/2020


O programa da ABI, Rumos da Comunicação, debate hoje, 10, a partir das 19:30hs, o jornalismo guiado por dados, como ferramenta de checagem de fatos.

Para a conversa, chamamos Tais Seibt, que escreveu um artigo cientifico com esse tema (https://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/5491). Ela é jornalista e doutora pela URGS, além de co-fundadora do Filtro Fact-checcking.

Para incrementar a conversa dentro do contexto da pandemia, chamamos o historiador Andre Pereira Neto. Ele é Doutor em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da UERJ, Pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz, e Professor do Programa de Pós-graduação em Informação e comunicação em Saúde do ICICT/FIOCRUZ.

Da casa, temos Lívia Ferrari. Ela é jornalista com mais de 35 anos de profissão, trabalhou em vários jornais.

Consolidou a carreira no jornalismo econômico na antiga Gazeta Mercantil, onde foi editora na sucursal do Rio de Janeiro por quase quinze anos. Foi colaboradora na chamada imprensa alternativa, nos jornais Movimento e Repórter e assessora de imprensa do BNDES durante doze anos, até 2016. Atualmente escreve para várias publicações e é editora-chefe do site da ABI e membro da Comissão de Cultura e Lazer da ABI.

Para apresentar e mediar, Andrea Penna, jornalista, mestre em ciência da informação pela UFRJ e diretora de jornalismo da ABI.