O Globo e Estadão inauguram parceria


11/10/2012


Nesta segunda-feira, dia 15, <i>O Globo</i> e o <i>Estado de S. Paulo</i> lançam um projeto inédito na imprensa brasileira. Os dois jornais se uniram para produzir uma série de cadernos especiais sobre temas de impacto para o futuro do País. As duas redações trabalharam em parceria na elaboração de pautas, entrevistas e análises.
 
O projeto envolve tiragem de 500 mil exemplares por semana, com publicação e circulação simultânea nos dois veículos e mais de 2,5 milhões de leitores.
 
Nos dias 15 e 22 de outubro e 5 e 12 de novembro serão publicados os caderno “Desafios Brasileiros”, com o mesmo conteúdo e distribuição de assuntos por páginas. A única diferença é que cada uma das empresas de comunicação respeitará seu próprio projeto gráfico.
 
No dia 15, o tema será “A Competitividade da Economia Brasileira”, com matérias sobre os desafios dos empresários brasileiros, especialmente os da indústria, para enfrentar a concorrência internacional em meio às dificuldades da crise financeira global.
 
Com entrevistas e análises de dados oficiais, o caderno mostrará os caminhos para ampliar a participação do Brasil no comércio exterior; como estimular a inovação e aumentar a produtividade nas empresas; como reduzir o Custo Brasil; e os casos de sucesso de empresas que conseguem superar as barreiras com criatividade.
 
No dia 22, o tema será “Mercado de Trabalho e Educação” que trará o perfil do trabalhador brasileiro, o mapa de ofertas profissionais, e o grande desafio do mercado de trabalho no Brasil, que é a qualificação.
 
O assunto do terceiro caderno, a ser publicado no dia 5 de novembro, será “Energia e Economia Verde”, no qual serão analisadas as formas alternativas de geração de eletricidade e soluções das empresas para atenuar o impacto de grandes obras.
 
O caderno “Desafios Brasileiros”, com publicação no dia 12 de novembro, terá como tema “Infraestrutura e Logística”. Os tópicos desta edição são o estrangulamento da capacidade das rodovias, as alternativas para modernização de portos e aeroportos, o papel das ferrovias e hidrovias, a falta de investimentos em sistemas de transporte de passageiros sobre trilhos, e soluções eficazes em infraestrutura e logística.
 
Inovação
 
A produção de todo o material foi feita ao longo de dois meses, com cerca de 20 profissionais envolvidos, entre editores executivos, editores de economia, editores assistentes, repórteres, colunistas, diagramadores, infografistas e fotógrafos dos dois veículos.
 
-A proposta vai ser bem recebida pelo mercado, tanto pelo conteúdo, quanto por aquilo que o suplemento pode trazer à discussão, mas principalmente como solução de mídia. Nossa preocupação é nos comunicarmos de maneira simples, atrativa e economicamente interessante com os dois principais mercados do país, afirma Mario Rigon, diretor de mercado da Infoglobo.
 
Para Ricardo Gandour, diretor de Conteúdo do Grupo Estado, o projeto mostra que é possível inovar em todas as mídias:
-Fizemos uma inovação na mídia impressa, e em duas frentes: no jornalismo, ao unir duas redações no aprofundamento de temas que pautam o Brasil de hoje, e no mercado, ao oferecer uma solução de mídia integrada nas duas principais capitais do País.