O funcionamento do Clube Empresa no Brasil e no mundo


11/10/2021


Marcos Gomes é jornalista, membro da Comissão de Cultura e Lazer da ABI
Há um mês em vigor no Brasil, a Lei que criou a Sociedade Anônima do Futebol é o destaque do ABI Esporte, nesta segunda-feira, 11, na entrevista com o jornalista Irlan Simões, organizador do livro “Clube Empresa: abordagens críticas globais às sociedades anônimas no futebol”.
– Aliando pesquisas acadêmicas e relatos de movimentos de torcedores no Chile, Argentina, Portugal e Espanha, a obra traz um quadro amplo e diverso de entendimentos sobre os verdadeiros impactos da entrega dos clubes a grupos privados – assinala o jornalista.
O livro reúne textos de vários autores que “desconfiam e contestam, a partir de casos concretos, os mantras da profissionalização, da eficiência gerencial, da atração de investimentos, da transparência nas contas, da boa governança corporativa e do ganho de competitividade em campo, estabelecendo um quadro real e pouco animador sobre a atual situação dos clube-empresa no mundo”.
Irlan Simões é jornalista, criador do podcast e canal Na Bancada e pesquisador vinculado ao Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte da UERJ. Autor do livro “Clientes versus Rebeldes: novas culturas torcedoras nas arenas do futebol moderno” e organizador do livro “Clube Empresa: abordagens críticas globais às sociedades anônimas no futebol”.