O discurso de Teresa Bettoni


08/04/2008


No ano em que se comemora o centenário da Associação Brasileira de Imprensa, é com muita satisfação que os Correios homenageiam essa notável instituição — baluarte da imprensa livre — por meio do lançamento das peças fílatélicas comemorativas, alusivas à data.

A história da ABI, cuja liderança já esteve sob a tutela de renomados jornalistas como Herbert Moses, Danton Jobim, Prudente de Moraes, neto, Barbosa Lima Sobrinho e tantos outros, é uma constatação do êxito alcançado por cada uma de suas iniciativas, hoje espelhadas no nível, na qualidade e no padrão ético atingidos pelo jornalismo brasileiro.

Assim, no cumprimento de seu papel para a preservação da memória coletiva da sociedade brasileira, os Correios registram e perpetuam as comemorações do centenário da ABI por meio do lançamento do selo postal e do carimbo comemorativo, alusivos a essa relevante data.

Dando início à cerimónia, convidamos para compor a mesa de honra desta solenidade as seguintes autoridades: Presidente da Associação Brasileira de Imprensa, jornalista Maurício Azêdo; Chefe da Assessoria de Comunicação Social do Ministério das Comunicações, jornalista Francisco Eduardo Câmpera, representando neste ato o Ministro de Estado das Comunicações, Senador Hélio Costa; Diretor Regional dos Correios do Rio de Janeiro, Senhor Marco Túlio Penzin Goulart.

O Ministério das Comunicações e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos lançam nesta oportunidade o selo comemorativo dos cem anos da Associação Brasileira de Imprensa. 

A emissão filatélica desta solenidade tem o papel de registrar o fato histórico que alterou a rotina política, econômica e sociocultural do Brasil, contribuindo para o seu desenvolvimento.

Na concepção artística do selo, visualiza-se a imagem da atual sede da Associação Brasileira de Imprensa, localizada no Rio de Janeiro, seguida da ilustração da face de seu fundador, Gustavo de Lacerda, e a logomarca da ABI, com fotos de fachadas de prédios que a instituição ocupou até chegar à sua sede própria. As cores da bandeira do Brasil na logomarca da Associação e a tarja azul, com a respectiva legenda, imprimem brasilidade ao conjunto.

Ainda na criação do selo, foram utilizadas as técnicas de ilustração a guache sobre papel, fotografia e computação gráfica. O selo comemorativo do centenário da ABI será obliterado com o carimbo de primeiro dia de circulação, especialmente confeccionado para este ato.

O carimbo circula nas peças filatélicas e correspondências das instituições que pleiteiam sua emissão, propagando, por meio da imagem e da legenda, o tema que lhe deu origem. Tem local de lançamento e período de circulação definidos com base nos fatos e eventos que comemora.

O carimbo segue a mesma temática do selo comemorativo. Traz estampada a sede da Associação Brasileira de Imprensa, emoldurada pelos dizeres: Centenário da Associação Brasileira de Imprensa — ABI. Rio de Janeiro, 07.04.2008. Completa a peça a expressão 1° dia de circulação — Correios. 

As peças obliteradas pelas autoridades passarão a compor o acervo do Museu Nacional dos Correios, em Brasília, e servirão como fonte de pesquisa e registro de tão importante acontecimento no contexto histórico e sociocultural do nosso País.