O Dia é vendido para grupo português


05/04/2010


O jornal carioca O Dia, um dos mais tradicionais do Rio, foi adquirido pela Empresa Jornalística Econômico (Ejesa), responsável pela edição do diário Brasil Econômico, lançado no País em 2009. O valor da transação é de R$ 75 milhões (setenta e cinco milhões de reais). Há dois anos o bispo Edir Macedo, chefe da Igreja Universal do Reino de Deus e dono da Rede Record, tentou comprar o jornal, mas a sua proposta foi recusada pelos antigos proprietários.

Pelo acordo comercial firmado entre a Ejesa (associada do grupo de mídia português Ongoing Estrategy Investments) e o Grupo O Dia de Comunicação estão incluídos na transação os tablóides Meia Hora e O Campeão, o portal O Dia Online, a gráfica, a empresa de distribuição e imóveis, além do prédio sede no Centro do Rio. A Rádio FM O Dia não faz parte da negociação. Será mantido também o Instituto Ary Carvalho, que desenvolve projetos sociais em regiões carentes do Rio de Janeiro.

A tiragem estimada de todos os jornais do grupo é de 340 mil exemplares diários, de acordo com dados divulgados pela empresa carioca. Mas segundo o IVC, nos meses de janeiro e fevereiro de 2010 a tiragem dos títulos do Grupo O Dia de Comunicação foi de 219 mil 494 exemplares diários.

A negociação acontece depois que o jornal O Dia, o título mais antigo do grupo (vendeu 56 mil 443 exemplares, nos dois primeiros meses do ano), passou por uma grande reformulação visual e editorial, em março do ano passado, mudando do formato standard para berlinger, numa tentativa, segundo especialistas, de se safar de uma grave crise econômica que comprometeu o seu posicionamento no mercado editorial.

Por meio de um comunicado, assinado pelo Conselho de Administração do Grupo O Dia de Comunicação, a empresa jornalística informou a transação de venda.

Eis a íntegra da nota: “O Grupo O Dia de Comunicação e o Grupo Ongoing, dando continuidade às negociações, firmaram nesta quarta-feira, um Memorando de Entendimentos, por meio do qual os mesmos estabelecem intenções de compra e venda do Grupo O Dia de Comunicação, o que não inclui, até esse momento, a rádio FM O Dia. A estrutura societária e operacional do Grupo O Dia não sofrerá qualquer tipo de alteração até que a operação seja efetivamente concretizada”.

Expansão

Ricardo Galuppo, diretor do Brasil Econômico, disse ao Globo Online que toda a transação envolvendo o jornal O Dia, e os outros veículos do grupo, deverá estar concluída em 60 dias. Segundo ele, a negociação durou dois meses e faz parte da estratégia da Ejesa de expandir seus negócios no Brasil — há um projeto de lançamento de um jornal em Brasília.

Em relação ao pessoal, segundo Galuppo, não há previsão de mudanças, pelo menos a curto prazo. O Grupo O Dia de Comunicação tem atualmente 700 funcionários.