O centenário de João Felício dos Santos


29/03/2011


Dezenas de pessoas entre parentes, amigos, escritores, jornalistas e atores compareceram à sede da ABI, no Centro do Rio, na noite desta segunda-feira, 29 de março, para a cerimônia de celebração post morten do centenário do escritor João Felício dos Santos (1911-2011).  Ele teria completado cem anos no dia 14 de fevereiro.
 
 
Na ocasião, foi apresentada uma exposição sobre as obras de João Felício, organizada pela filha do escritor Cristina, e montado um estande com alguns dos seus livros mais populares, editados pela editora José Olympio, como “Ganga-Zumba”, “Xica da Silva”, Carlota Joaquina, a rainha devassa”, “Anita Garibaldi” e Major Calabar”.
 
 
Antes de apreciar a exposição, os convidados reuniram-se no Auditório Oscar Guanabarino, para o lançamento da página do escritor na internet, que pode ser acessada pelo endereço joaofeliciodossantos.com.br.
 
 
Em seguida, foi realizada a palestra sobre a trajetória de João Felício, com a participação especial do pesquisador Ricardo Cravo Alvim; do Vice-presidente do Sindicato dos Escritores do Rio de Janeiro, Dartagnan de Holanda; da atriz Elke Maravilha; e do anfitrião e Presidente da ABI, Maurício Azêdo.
 
Dartagnan de Holanda disse que conhecia João Felício desde a adolescência. Já adultos os dois vieram a se reencontrar na Associação do antigo Banco do Estado do Rio de Janeiro (BEG).
 
Foi nesse período que Dartagnan, que também já se lançava como escritor, passou a ler e apreciar os contos de João Felício:
— O João Felício para mim era um dos mais ricos escritores brasileiros, por sua linguagem e técnica, disse o Vice-presidente do Sindicato dos Escritores do Rio.