O adeus a Fernando Barbosa Lima


07/09/2008


“A Fernando Barbosa Lima, pioneiro e mestre do jornalismo eletrônico de qualidade, a saudade dos seus companheiros da Associação Brasileira de Imprensa.” Com esta saudação, inscrita numa coroa de flores, a ABI despediu-se neste sábado, 6 de setembro, de Fernando Barbosa Lima, Presidente de seu Conselho Deliberativo, que foi velado no Cemitério São João Batista, em Botafogo, Zona Sul do Rio, onde se sucederam cenas de emoção, e cremado no Memorial do Carmo, no Caju, Zona Norte da cidade. Fernando morreu de falência múltipla dos órgãos na noite de sexta-feira no Hospital Pró-Cardíaco, também em Botafogo, no qual estava internado havia cerca de dez dias.

Ao velório de Fernando compareceram dezenas de jornalistas que trabalharam com ele no setor de Jornalismo de diferentes emissoras de TV, como Roberto D’Ávila, seu sócio em produtoras de televisão e seu parceiro em inúmeros programas, como “Conexão internacional”; Aristóteles Drummond, Berto Filho, Christina Maluhy, Décio Lopes, George Vidor, Nélson Hoineff, Radamés Vieira, Raquel Boechat, Rogério Monteiro de Souza e Sandra Traverso, entre outros.

Também compareceram os Diretores da ABI Maurício Azêdo, Presidente, e Jesus Chediak, Diretor de Cultura e Lazer, e companheiros de Fernando em órgãos colegiados da Casa, como Aluízio Maranhão, Amicucci Gallo, Chico Caruso, Dácio Malta, Mário Augusto Jakobskind e Sérgio Caldieri, além de amigos dele de outras áreas, como o ex-Deputado Vivaldo Barbosa e o cardiologista Roberto Hugo. Em nome da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), seu Vice-presidente Flávio Cavalcânti Júnior apresentou condolências à família.

Além da ABI, mandaram coroas o Governador do Estado do Rio, Sérgio Cabral; Cláudio e Roberto D’Ávila; João Uchoa, Presidente da Universidade Estácio de Sá; a própria Universidade Estácio de Sá; Sérgio Pugliese e Beth Garcia; Intervisão; Bar 20, em nome dos companheiros de boemia de Fernando na juventude; Márcia e Ziraldo, que se encontrava em Montevidéu e pediu a Márcia, sua esposa, que o representasse na cerimônia fúnebre.

Fernando Barbosa Lima era um dos mais destacados realizadores da televisão brasileira, para a qual produziu, nos anos 60, programas que marcaram época pelo domínio da técnica jornalística e pelo alto teor de criatividade, como “Jornal de vanguarda”, “Preto no branco” e “Sem censura”, entre outros. Nos anos 80, ainda sob o domínio da ditadura militar, ele criou e produziu o programa “Abertura”, no qual apresentava temas e personalidades colocados no índex do regime, como o cineasta Gláuber Rocha, que mostrava um personagem popular que atendia pelo nome de Brizola, então um dos políticos mais perseguidos. 

Nos últimos anos, ele produziu uma série de DVDs sob o título geral “Grandes brasileiros”, na qual apresentava a biografia e a trajetória política e intelectual de personalidades da vida pública, como Barbosa Lima Sobrinho, seu pai, Tancredo Neves, Darcy Ribeiro, Ziraldo e Sérgio Cabral, e estava ultimando um DVD sobre o ex-Presidente e Senador José Sarney. O DVD de Sérgio Cabral foi lançado em concorrido ato na sede da ABI, ao qual ele não pôde comparecer em razão de graves problemas de saúde que já apresentava. Sua última aparição pública foi em 20 de junho, quando participou, no Recife, do Seminário Nacional 200 Anos de Imprensa no Brasil, que, promovido pela Fundação Joaquim Nabuco e pelo Governo de Pernambuco, teve como grande homeageado Barbosa Lima Sobrinho.

Fernando foi eleito Presidente do Conselho Deliberativo da ABI em maio de 2007 e teve o seu mandato renovado em maio deste ano.

ABI convida para missa de 7º dia, quinta, 11, às 20h
Um jornalista antenado no mundo digital