New York Times muda foco de reunião para priorizar plataformas digitais


27/02/2015


O jornal norte-americano New York Times anunciou que sua tradicional reunião diária em que são decididas as notícias da primeira página da versão impressa passará por uma reformulação para se adequar aos novos tempos. A reunião de pauta, que ficou conhecida como “Page One meeting”, passará a priorizar a edição digital do veículo.

Segundo o editor-executivo do Times, Dean Baquet, a mudança “é um pequeno mas significativo passo na transformação digital do jornal e uma tentativa de elevar a primazia das plataformas digitais na rotina diária da redação”.

Agora, de acordo com Baquet, as tradicionais reuniões matinais serão dedicadas a que os editores decidam quais matérias devem ter mais destaque no site do Times. O jornal terá uma reunião diária, que acontecerá à tarde, quando os destaques da primeira página serão discutidos, porém esse processo terá um papel menos proeminente.

“Essas mudanças têm como objetivo assegurar que as nossas plataformas digitais fiquem menos atreladas aos prazos do impresso. Nós temos que postar as nossas melhores matérias não no final da tarde, mas quando a maioria dos leitores digitais do Times está online: entre sete da manhã e sete da noite. Esse novo sistema irá nos dar mais flexibilidade para alcançar os nossos leitores nos aparelhos móveis e também em plataformas como o Facebook”, declarou o editor-executivo.

* Com informações do Observatório de Imprensa.

Siga a abi

© 2013 ABI - Associação Brasileira de Imprensa – todos os direitos reservados -Rua Araújo Porto Alegre, 71 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, Cep: 20030-012