Nova diretoria assume na ABI; Conselhos em 15/7


01/07/2019


Os novos diretores da Associação Brasileira de Imprensa – ABI, eleitos na quinta-feira (27/06) reuniram-se nesta segunda-feira (01/07) na sede da entidade quando, após entendimentos ocorridos com o presidente em exercício do Conselho Deliberativo (CD), Luiz Carlos Azedo, ficou definida a posse dos 30 novos membros daquele colegiado, assim como os novos representantes do Conselho Fiscal e do Conselho Consultivo, para a segunda-feira, 15 de julho.

Nesta reunião será eleito o novo presidente do CD assim como serão definidas Comissões permanentes da ABI, tais como a de Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos, a Comissão de Sindicância (responsável pela checagem das novas filiações), de Ética, e de Assistência Social.

Já como fruto da proposta de trabalho da Chapa2 – ABI: Luta Pela Democracia, a nova diretoria da ABI, comandada por Paulo Jerônimo de Souza, o Pagê, apresentará ao Conselho Deliberativo, já renovado em um terço dos seus membros, a proposta de criação de uma comissão para elaborar o projeto de um novo estatuto da entidade.

Também será levada aos conselheiros a sugestão de criação de três novas Comissões que servirão como embriões de futuras diretorias da entidade a serem criadas pelo novo estatuto, a saber: Comissão das Mulheres e Diversidades; Comissão de Ensino & Qualificação e a Comissão de Inovação & Tecnologia.

Por fim, caberá ao Conselho apreciar a sugestão de reativação de escritórios regionais. Inicialmente deverão ser em Brasília e em São Paulo, dentro da estratégia de fazer a ABI aproximar-se dos jornalistas em todo o país.

A posse festiva da diretoria eleita na quinta-feira por 221 votos dos 390 sócios que participaram da eleição, será ainda marcada. A ideia é transformá-la em um ato político de defesa do estado democrático de direito e da liberdade de imprensa. Para tal, a diretoria da ABI fará contatos e acertará com a agenda dos convidados a melhor data para a sua realização.

A diretoria também decidiu dar início a um ampla campanha de filiação à ABI, inclusive de estudantes na categoria de sócios colaboradores, de forma a rejuvenescer seu quadro social. Levará ainda a proposta de uma nova anistia a ser decidida pelo Conselho deliberativo, já com seus novos membros, de forma a facilitar o retorno dos associados que nos últimos anos se distanciaram da entidade.

Após a eleição de quinta-feira passada, com a renovação da diretoria da entidade, dezenas de jornalistas já manifestaram a disposição de se associarem à ABI.

Pela escolha dos associados, a Associação Brasileira de Imprensa nos próximos anos terá como diretoria executiva:

Presidência: Paulo Jeronimo – Pagê
Vice-presidência: Cid Benjamin
Diretor financeiro: Marcus Miranda
Diretor Administrativo: Antero Luiz
Diretor Cultural: Jesus Chediak
Diretor de Jornalismo: Marcelo Auler
Diretora de Assistência Social : Rosayne Macedo

Novas Comissões (Futuras Diretorias)
Comissão Mulheres & Diversidades: Vera Perfeito
Comissão Ensino/Qualificação: Vitor Iorio
Comissão Inovação/Tecnologia: Arnaldo César Ricci
Escritório ABI SP: Ricardo Carvalho – Ricardão
Escritório ABI DF: Hélio Doyle

Conselho Consultivo:
Ana Arruda
Ancelmo Góis
José Augusto Ribeiro
Juca Kfouri
Miro Teixeira
Nilson Lage
Paulo Totti

Conselho Fiscal:
Cleyber Fintelman

Jarbas Domingos
José Luís Laranjo
Luiz Carlos de Souza – Chester
Oswaldo Maneschy
Ubirajara Moura
Wilson França

Conselho Deliberativo Efetivos:
Alceste Pinheiro
Alexandre Medeiros
Ana Helena Tavares
Arnaldo César
Beatriz Santacruz
Elaine Maciel
Hélio Doyle
Henrique Lago
Janice Caetano
Laurindo Leal Filho (Lalo)
Pery Cotta
Ricardo Carvalho (Ricardão)
Terezinha Santos
Vera Perfeito
Vitor Iorio

Suplentes 
André Hippert
Carlos Newton
Dacio Malta
Eduardo Sarmento
Beth Costa
Elza Calazans
Ilza Araújo
Norma Couri
Geraldo Mainenti
Graça Lago
João Baptista de Abreu
José Antônio Gerheim
José Sérgio Rocha
Marcelo Beraba
Marcos Gomes